23/06/2022 às 14h24min - Atualizada em 24/06/2022 às 00h01min
Escolas lançam projetos para conscientizar crianças sobre sustentabilidade
Colégios do Rio de Janeiro e São Paulo se mobilizam para levar aos alunos aulas de conscientização e cuidado com a natureza
SALA DA NOTÍCIA Adriana Hercowitz
Divulgação Não tem como fugir. A geração Z, ou Genz como são chamados os jovens nascidos no final da década de 1990 e 2010, já nasceram com o DNA cheio de empatia, cuidado, sustentabilidade e preservação. Esses temas estão em alta e os jovens mostram que não fazem parte apenas de postagens bonitas nas redes sociais. Desde cedo eles já buscam entender, cuidar e preservar, além de ter a noção do quanto o futuro depende do equilíbrio e o uso racional da natureza e seus recursos. O senso crítico desses jovens ultrapassa a vida em família e invade as salas de aula e o ambiente escolar. E nas escolas, esse sentimento tem aflorado e feito parte de aulas e projetos. Um exemplo desse novo pensamento, são os alunos do Colégio Centro de Estudos, localizado em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A escola mantém o Projeto ‘Mundinho Verde e Azul’ que envolve toda a escola. São diversas atividades durante todo o ano em prol dos cuidados com a natureza. Pesquisas, palestras, reflexões, diálogos, contação de histórias, dinâmicas e jogos ligados ao tema, além de apresentações musicais. Brincando, os estudantes aprendem e farão a diferença no futuro do nosso planeta. “As questões ambientais estão ganhando espaço, não apenas na mídia, mas também nas pautas dos governos, tanto que já não podem ser ignoradas. Neste projeto, trabalharemos o tema com foco na preservação e sustentabilidade da natureza e água”, diz Betina, Vice-diretora Pedagógica da escola. Em São Paulo, mais precisamente em Jabaquara, encontramos o Colégio Montessori Santa Terezinha que, no contexto escolar, traz a introdução do tema reciclagem desde os primeiros anos. Com o intuito de estimular as crianças a ter o cuidado com o meio ambiente, eles realizam ações de sensibilização, atraindo o olhar das crianças para a questão e, que a partir disso, elas construam conhecimento e desenvolvam consciência ambiental. As crianças fazem mutirões e recolhem sobras de papéis em todas as salas de aula, rasgam em pequenos pedaços e colocam em uma bacia com água. Depois disso, espalham a massa em uma peneira e, depois de secas, inspiradas no artista Patrick Cabral, que criou peças de arte com papel em uma de suas séries representando animais em extinção, as crianças escolhem um desses animais para desenhar em seu papel reciclado. A direção pedagógica ficou tão encantada que fez uma exposição na escola, mostrando que é possível transformar o papel que ia para o lixo em arte. Ações desse tipo, além de desenvolverem o lado criativo, contribuem para a percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental e são fundamentais na formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis. Ainda em São Paulo, o Colégio Itamarati promove diversas atividades para conscientizar e estimular os alunos a compreender sobre a importância dos recursos naturais do planeta. No Projeto 'Caminhos da Roça', a escola busca proporcionar ao estudante diversas atividades que permeiam essa temática para que, desde cedo, possam despertar a conscientização e importância do meio ambiente. Em uma das vivências, as crianças fazem um passeio até uma “fazendinha de mini animais” e vivem um dia imersos na natureza. São diversas as atividades abordadas que envolvem o plantio, a colheita, a alimentação saudável e o cuidado com a terra. Com uma metodologia montessoriana, o Domus, escola de São Paulo, trabalha a importância da Terra, sua conservação e cuidados que devemos ter para garantir um futuro sustentável para todos. Com projetos sobre sustentabilidade que envolvem até alimentação saudável, os alunos vivem um dia de “feira” em que colhem, cuidam e reaproveitam de forma integral os alimentos. A realidade é que precisamos agir de forma responsável e consciente diante do meio ambiente. As escolas já demonstram essa preocupação e os alunos têm sido incansáveis em provar para os adultos que eles farão a diferença no mundo. Eles querem e sabem que precisam.