Pesquisa de um centro brasileiro de energia mostrou que os produtores rurais têm reduzido os custos de produção com investimentos em energia sustentável. A energia solar, por exemplo, é responsável por 2,4% da matriz energética no Brasil.
No agronegócio, as preocupações para entender como reduzir custos são cada vez mais frequentes, o setor alcançou 27,4% de participação no setor brasileiro.
O sistema
A busca pela eficiência e a redução de custos de produção é um desejo de qualquer produtor rural e conseguir fazer isto de maneira sustentável é ainda melhor. Por isso, uma das formas de economizar durante seu processo produtivo é alcançar a autossuficiência em energia elétrica.
Um sistema de energia fotovoltaico possui diversas aplicações em propriedades rurais, proporcionando alguns benefícios, como:
Como isso beneficia o produtor rural? Um dos caminhos para reduzir custos de produção com investimentos em energia sustentável é buscar as melhores alternativas para financiar esse sistema.
Na prática, com o investimento em sistemas como este, o produtor rural amplia seu negócio com a implantação de usinas geradoras e ainda contribui para a redução de custos de produção. No primeiro semestre de 2019, foram produzidos 32.963kWp no setor, representando 86% do total gerado durante o ano todo em 2018.
O investimento ainda reduz os impactos ambientais, por se tratar de energia limpa e renovável. Além do mais, ao adotar este tipo de investimento sustentável, toda a produção tende a aumentar a credibilidade e a confiança perante seus parceiros e clientes.
“Independentemente do segmento de atuação, é possível ter acesso a linha de investimentos com condições especiais para instalar projetos de energia fotovoltaica em sua propriedade com a empresa certa”, comenta João Fossaluzza, vice-presidente da Atto EXP Empresarial.
Para o empresário, qualquer empresa pode reduzir os gastos com energia. “Um sistema bem elaborado ajuda os proprietários e o meio ambiente”, diz.