29/07/2022 às 10h16min - Atualizada em 01/08/2022 às 00h01min
Clube 92 FM Votuporanga personaliza skill na Alexa e impacta ouvintes de todas idades
Outra vantagem da skill é a coleta de dados sobre a audiência no smart speaker. Também chama a atenção a participação de crianças na campanha para sorteio de uma assistente virtual da Amazon
SALA DA NOTÍCIA Wilians Geminiano
https://www.clube92.com.br/
Divulgação Para aumentar a sua audiência nas plataformas digitais e facilitar o acesso à sua programação, a Clube 92 FM Votuporanga personalizou a sua skill para a Alexa para que a assistente virtual da Amazon possa executar a emissora assim que é solicitada pelo ouvinte. A ideia é aproveitar o interesse pelo dispositivo, aumentar o engajamento e coletar os dados sobre a audiência nesta plataforma.
A emissora também criou uma campanha para sortear uma smart speaker entre a sua audiência e, para participar, os ouvintes têm que gravar um áudio com a frase “Alexa, tocar a Clube 92 FM" e enviar para o número do WhatsApp da emissora - um canal de contato com o público que vem recebendo muitos elogios à iniciativa - e também tem que fazer os cadastro pelo site ou redes sociais da emissora. Os primeiros resultados mostram quais as plataformas online mais usadas para acompanhar a programação: 23,3% dos ouvintes estão no smartphone; 73,5% no computador; e os restantes em outras plataformas. Entre as faixas etárias, 20% estão entre 13 e 25 anos; 40% de 25 a 40 anos; e 40% acima dos 40 anos.
“Ver as crianças mandando áudio para gente e falando “Alexa, tocar Clube 92 FM" é emocionante. Isso comprova que a rádio está evoluindo, acompanhando as tendências da tecnologia e do streaming e que lançar a skill na Alexa está sendo muito importante para nós”, comenta Anderson Luis dos Santos, integrante da equipe de operações e negócios da rádio.
A personalização da skill para Alexa está sendo um passo importante para a emissora, o que somente foi possível porque a emissora mudou de servidor de streaming para a
Fábrica Host, “que possui qualificação técnica e capacidade de atender rapidamente às demandas das emissoras de rádios que estão investindo no meio digital para oferecer a sua programação para além da localização de sua antena. Outra vantagem da skill é que os dados sobre a audiência na Alexa são coletados diretamente no streaming pela
plataforma Nextdial, para serem analisados e usados para saber quais plataformas são usadas pelos ouvintes para acompanhar a nossa programação".
O próximo passo, segundo Anderson Luis dos Santos, será consolidar os dados para serem usados no mídia kit da emissora com a finalidade de aumentar a capacidade de alcance dos anunciantes em suas campanhas contratadas com a Clube 92 FM Votuporanga.