05/10/2022 às 18h49min - Atualizada em 06/10/2022 às 00h00min
Franquias médicas: bons negócios, mas e o paciente?
Como a mercantilização da Medicina afeta a vida e os resultados dos pacientes
SALA DA NOTÍCIA Jana Fogaça
www.vempradescomplica.com.br
Arquivo pessoal/Divulgação As franquias são um bom negócio, em sua maior parte para o franqueador, mas é inegável que quem aposta nelas pode ver o retorno do seu investimento em pouco tempo. Elas estão presentes em todos os setores, são artigos de festas, roupas, alimentos, advocacia, odontologia e, até mesmo na medicina. A grande polêmica está na mercantilização de algo que antes era tão pessoal, como o atendimento médico e paciente. O que se vê hoje são clínicas e hospitais, muitos de renome, sendo vendidos como franquia, em que apenas identidade visual, nome e algumas vezes, técnicas já conhecidas são rebatizadas para agregar valor ao negócio. Mesmo sendo um bom negócio, ele se traduz em qualidade? Nem sempre. O médico que começou sua clínica ou hospital e hoje é referência naquele tratamento, não é responsável por todas as unidades da franquia. Não é ele quem irá atender o paciente, nem mesmo supervisionar procedimentos. Para o médico tricologista Leandro Mauro, diretor da Clínica 40k, em Curitiba, pioneira no País e atender exclusivamente o público masculino, a busca por resultado é o que leva as pessoas aos consultórios: “A partir do meu trabalho é que outros pacientes chegam em meu consultório, é um atendimento pessoal, exclusivo, e com o resultado que somente eu posso oferecer, dentro da capacidade clínica desse paciente e do respeito aos pós-operatório”, diz o especialista. Com técnicas adquiridas durante anos de experiência e estudos e empregadas com o maior cuidado é que médicos como o tricologista Leandro Mauro, podem assegurar o melhor resultado possível. Então, como esperar que sua cirurgia plástica ou o transplante capilar tenha o mesmo resultado de outros pacientes, se quem irá realizar o procedimento não é o cirurgião conhecido e visto em todas as redes sociais, mas sim aquele que comprou o direito de usar o nome de sua clínica? “Saber quem é o seu médico, estabelecer essa confiança é muito mais do que o nome numa fachada. É a responsabilidade de tentar chegar o mais próximo do que o paciente quer, sem trazer riscos à sua saúde. E para que isso seja uma verdade, somente a experiência e a aplicação adequada das técnicas cirúrgicas que irão oferecer podem assegurar resultados satisfatórios”, afirma o cirurgião plástico Gustavo Mauro, sócio da Clínica 40k. Negócios médicos Tratar de algo tão importante, equiparando-o a um simples produto é algo assustador. Deixar levar seu nome, de sua empresa, sem saber se o profissional que irá realizar o procedimento possui as formações necessárias e se seguirá sempre o que está no “livro” é algo que deveria preocupar médicos e gestores hospitalares. “Cada pessoa tem seu conhecimento, sua experiência e a rotatividade de clínicas e hospitais franqueados faz com que não exista e relação médico paciente. É difícil trabalhar nesses sistemas, pois a cada atendimento você pode ser atendido por outro médico, e assim não é construída a relação de confiança”, afirma o médico Leandro Mauro. Essa confiança é que traz o peso para que paciente leve a sério tanto o pré quanto o pós-operatório. “O paciente precisa saber que eu estarei lá para cobrá-lo caso alguma orientação não tenha sido seguida, e o mesmo comigo, ele saberá que pode contar comigo sempre que tiver uma dúvida ou precisar de algum suporte antes, durante e após o procedimento”, afirma o cirurgião Gustavo Mauro. Como resultados podem ser esperados se quem irá executar o procedimento, seja estético ou de saúde, não é aquele médico que está a frente de uma marca de determinada franquia? A questão central da polêmica é a dificuldade em responsabilizar a marca, pois a relação médico e paciente é pessoal, personalíssima como se diz no Direito. “Entendo que é uma questão de mercado, de poder crescer como empresário, mas não como médico. Como uma relação que construímos no consultório pode ser embalada e vendida, isso não é real, e isso pode trazer sérios danos à saúde do paciente que estará à mercê daquele disposto a pagar por uma franquia”, conclui o médico tricologista Leandro Mauro. Com mais de 20 anos de experiência, com cursos nos Estados Unidos, Canadá e Turquia, os médicos Leandro Mauro e seu sócio o médico cirurgião plástico, Gustavo Mauro, atendem exclusivamente homens em sua clínica em Curitiba. “As especificidades de cada caso e a experiência que temos no tratamento exclusivo de pacientes homens faz com que possamos estabelecer uma das poucas clínicas especializadas nesse nicho. Na Clínica 40k o paciente conta com atendimento personalizado, discrição e acompanhamento total antes e depois dos procedimentos”, finaliza Gustavo Mauro, cirurgião plástico. Sobre a Clínica 40K A Clínica 40K é pioneira no país a atender exclusivamente o público masculino, priorizando a individualidade dos seus pacientes, considerando, principalmente, a anatomia do homem. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.clinica40k.com.br ou pelo telefone 41-9 9910-1140. Endereço: Rua Portugal, nº 82 – São Francisco — Curitiba PR. Os atendimentos em Ponta Grossa acontecem na Rua Nestor Guimarães, 77 - Vila Estrela e o agendamento pode ser feito pelos telefones: (41) 3079-2282 / (41) 99910-1140.