A Una Itumbiara, integrante do Ecossistema Ânima, irá promover, na próxima quarta-feira, 19 de outubro, às 19 horas, a palestra “Outubro Rosa: Saúde da Mulher”, ministrada pela palestrante Érika Caldas. O evento, que é organizado pelos estudantes de Administração da Una em parceria com a farmácia de manipulação Ravenna, acontecerá no auditório da faculdade, situado na Avenida Santos Dumont, 979, no bairro Novo Horizonte.
A palestra, que é gratuita e aberta à comunidade, faz parte das ações em homenagem ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama. “Nosso objetivo é divulgar informações sobre a saúde da mulher e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama”, explica a organizadora do evento na Una Sandra Marques Borges.
De acordo com dados do Governo Federal, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, e representa 11,84 óbitos a cada 100.000 mulheres brasileiras. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como envelhecimento, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente. “Por essas razões, conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer é tão importante”, pondera Borges.
A palestra será ministrada por Érika Caldas, que é graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pelo Instituto de Graduação e Pós-Graduação (IPOG) e Mestre em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI). Atualmente, é enfermeira auditora na Unimed e professora do curso de Enfermagem no Centro Universitário Una.
Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.