Para aumentar o número de profissionais especializados e democratizar as cirurgias plásticas para todos os públicos, o Dr. Thiago Marra, médico, cirurgião plástico e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde (ABRAPROS) - fundação que tem o objetivo de trazer investimentos estrangeiros para o Brasil e, por consequência, a modernização das leis em diversos âmbitos -, conquistou a aprovação exclusiva do curso de pós-graduação em “Cirurgia Estética Facial” para cirurgiões dentistas, além de médicos já formados em outras áreas.
“É a primeira vez que isso acontece no Brasil, concedendo o direito de cirurgiões dentistas aprenderem a realizar harmonização orofacial cirúrgica, um marco para a medicina e odontologia que, até então, não garantia o direito a esses profissionais tão qualificados e capacitados quanto os médicos”, aponta Thiago, que recebeu, recentemente, uma homenagem da Câmara dos Vereadores de São Paulo, como um ato de reconhecimento e gratidão aos profissionais da saúde. “Sempre fui favorável a cirurgias mais acessíveis para os pacientes. Com essa novidade, os procedimentos podem deixar de ser caros e somente para a classe AA+. Quero formar bons profissionais para que estejam aptos a realizarem procedimentos, como rinoplastias com anestesia local ou até mesmo prepucioplastia, cirurgia plástica realizada no prepúcio do pênis, para o tratamento da estenose prepucial ou fimose”, complementa.
A conquista, que será expandida para todo Brasil, garante 70 vagas no curso, com carga horária de 1500 horas e chancela exclusiva aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), além do renomado médico como coordenador da nova pós-graduação, disponibilizada pela Faculdade Garça Branca Pantanal, no Mato Grosso do Sul, com sede presencial no bairro da Mooca, em São Paulo, onde ocorrerão as aulas. A primeira turma tem início em 15 novembro de 2022 e tem 10 vagas em aberto para os interessados.