Uma dessas épocas é antes e durante a menstruação. Nesse período, geralmente as mulheres se sentem inchadas e com a barriga dura. Uma das causas pode ser o intestino desregulado. Isso ocorre devido à alta de progesterona no corpo antes da menstruação. Ele pode atuar como um relaxante muscular, diminuindo os espasmos no trato intestinal. Essa situação pode gerar flatulência, desconforto e dores intensas, chegando até mesmo a confundir-se com os sintomas das cólicas habituais.
O ginecologista, especialista em endometriose, Patrick Bellelis, aconselha algumas ações para ajudar a evitar esse desconforto ou, ao menos, amenizá-lo.
Alimentação – Ter uma dieta saudável é sempre imprescindível, mas nesse período é preciso ter mais atenção. Consumir alimentos naturais, ricos em fibras, como grãos e verduras, pode ajudar. Além disso, evitar o excesso de carnes - de digestão mais lenta -, e o abuso de alimentos ultraprocessados. Diminua o sal. Contribuindo para o bom funcionamento do intestino, é mais fácil evitar os gases.
Exercícios regulares – Sabemos o quanto é difícil buscar energia neste período para fazer uma atividade física, mas ela é muito importante. Os exercícios podem ajudar a regular o sistema fisiológico e o aumento de endorfina age na diminuição das cólicas tradicionais e intestinais.
Água – Desde pequenos ouvimos sobre a recomendação de beber dois litros de água por dia e ela faz total sentido. Quando ingerimos água, ela faz uma limpeza no organismo e ajuda a regular, contribuindo também para a diminuição dos gases.