De tempos em tempos, novas formas farmacêuticas inovadoras, como filmes orais, seringas sem agulha e injetores vestíveis são introduzidas no nosso dia a dia. No entanto, a ACG, a maior fabricante de soluções farmacêuticas e nutracêuticas integradas, alerta que, apesar da ampla gama de formas farmacêuticas disponíveis, a demanda por formas farmacêuticas sólidas orais permanece alta e dominante nos setores farmacêutico e nutracêutico.
Embora o mercado nutracêutico se concentre quase que exclusivamente na administração oral de suplementos alimentares, uma grande variedade de formas de dosagem é frequentemente utilizada no segmento farmacêutico, incluindo formas de dosagem injetáveis, tópicas, retais e pulmonares, além das formas de dosagem oral.
Tendências no mercado farmacêutico
A ACG afirma que uma das principais tendências que vêm crescendo é o cuidado centrado no paciente, em que novos formatos são pensados para tornar os medicamentos mais agradáveis ao paciente, como, por exemplo, criando dosagens sólidas mais fáceis de engolir e manusear, principalmente para os pacientes pediátricos e geriátricos. As formulações em cápsulas de abrir, mini ou micro comprimidos podem tornar os medicamentos mais acessíveis a esses consumidores.
Outros métodos que podem ajudar o paciente incluem comprimidos que podem ser divididos facilmente, filmes orais de gel que são ingeridos facilmente, comprimidos com divisões de doses e dispositivos em caneta de dosagem sólida. Ocultar sabores e odores desagradáveis também é fundamental para o cuidado centrado no paciente. As cápsulas sólidas podem oferecer uma vantagem nos casos em que é necessário mascarar o sabor e o odor devido às suas baixas taxas de transmissão de oxigênio.
Há também uma demanda para o desenvolvimento de formas orais e nasais de biológicos e peptídeos para melhorar a adesão do paciente, pois atualmente essas novas terapias são mais comumente fornecidas como injetáveis. Intensificadores de absorção, a combinação com outras substâncias e os sistemas de entrega gastro-retentiva estão sendo cada vez mais usados para criar formas de administração oral para esses medicamentos.
Outra tendência que vem crescendo no mercado são as pílulas robóticas. Elas utilizam sinais químicos para desencadear uma série de reações que levam à dosagem do medicamento no ambiente correto. O comprimido é gastro-resistente e, uma vez ingerido, percorre o trato gastrointestinal até atingir um PH maior que 6.5 no intestino delgado. A casca se dissolve no PH mais alto, que infla um balão contido dentro da cápsula. Essa reação expõe microagulhas solúveis à base de sacarose que liberam a droga, perfurando a parede intestinal e permitindo assim que ela seja rapidamente absorvida.
Além da tecnologia de pílulas robóticas, a impressão 3D chegou ao mercado farmacêutico e está permitindo que empresas desenvolvam novas formas de dosagem rapidamente e com baixo custo. Como resultado dessa tecnologia, é possível criar medicamentos complexos e incluir vários APIs em uma única fórmula farmacêutica. De acordo com a demanda por maior personalização e produtos centrados no paciente, uma única forma de dosagem sólida oral pode ser projetada para ter um perfil de liberação exclusivo ou até mesmo designs sob medida, adaptados às necessidades do consumidor.
Já a tendência de cápsulas de preenchimento combinado abrange medicamentos em pó, pílulas e mini e micro comprimidos. Esses produtos contêm vários ingredientes ativos e podem ser usados para evitar desafios ou resolver problemas associados a determinadas formulações. Moléculas diferentes, em formas separadas, garantem que não haja possibilidade de interações medicamentosas, mesmo se entregues por meio de um único medicamento. A utilização da tecnologia de preenchimento combinado pode ser benéfica para oferecer combinações de dose fixa, combinações de uma dose única diária e evitar doses perdidas.
Já a micronização reduz o tamanho das partículas de API para melhorar a solubilidade. Outra técnica envolve a criação de dispersões sólidas em um polímero transportador, como o HPMC, o que aumenta a solubilidade e evita a criação de cristais de API insolúveis. Sistemas à base de lipídios ou polímeros também são usados para encapsular drogas insolúveis.
Segurança também é uma questão
A falsificação de medicamentos é um fator que vem chamando a atenção dos fabricantes porque ameaça a segurança do consumidor e a reputação das marcas. Para evitar esse problema, os fabricantes estão inserindo microtags e etiquetas de DNA, feitas de materiais inertes, como o dióxido de silício, impressão invisível e impressão de DNA com códigos de segurança em seus medicamentos. O tamanho médio de uma micro etiqueta é de 50 a 110 µm, o que permite que sejam impressas dentro ou fora da superfície da cápsula, sem alterar os processos de fabricação existentes. Para comprimidos, essas etiquetas podem ser incluídas no revestimento ou na impressão.
Tendências no mercado nutracêutico
Com o número crescente de consumidores veganos e vegetarianos, as cápsulas tradicionais de gelatina de origem animal estão sendo cada vez mais substituídas por aquelas feitas de materiais de fontes vegetais, como celulose, amido, carragena e polissacarídeos. As variantes das cápsulas de HPMC fornecem uma alternativa para esses consumidores, pois não contêm conservantes, gelatina, trigo, glúten ou produtos de origem animal.
As cápsulas HPMC também oferecem uma série de outros benefícios. Seu baixo teor de umidade inerente os torna uma escolha superior para formulações onde a umidade afeta significativamente a estabilidade do produto. Essas formulações podem ser encapsuladas em cápsulas de HPMC, mesmo em áreas de umidade relativa mais baixa, sem nenhum desafio.
Já as cápsulas rígidas preenchidas de líquidos permitem o encapsulamento de óleos naturais e ativos líquidos e semi-sólidos em cápsulas duras. Com possibilidades de preenchimento combinado, ingredientes incompatíveis podem ser encapsulados em cápsulas únicas e oferecer entregas de multidosagem e multifásicas.
Outra tendência crescente no mercado são os produtos "clean-label", que significa a ausência de aditivos artificiais, sintéticos ou desnecessários e produtos químicos sintéticos. Os consumidores também estão procurando evitar produtos não sustentáveis. Como resultado, muitas marcas estão encontrando maneiras de reduzir seu impacto negativo no meio ambiente e criar produtos sustentáveis.
Entre o número crescente de produtos que estão sendo introduzidos nos mercados nutracêutico e farmacêutico, as fórmulas farmacêuticas sólidas orais permanecem como um dos métodos mais populares de administração de medicamentos e suplementos alimentares.