MENU

03/01/2023 às 09h59min - Atualizada em 05/01/2023 às 00h00min

Lideranças do Hetrin, HEF e HCN participam do Seminário Hospitais Saudáveis

Iniciativa nacional debate desenvolvimento do conhecimento sobre aspectos de sustentabilidade na área da saúde

SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda


Com o tema “Dos planos à prática: desafios e reflexões para enfrentar a emergência climática no setor saúde” as lideranças dos hospitais estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN) participaram, recentemente, como ouvintes da 15ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis 2022. O evento nacional reuniu palestrantes e representantes das mais importantes instituições de saúde brasileira e internacionais para abordar ações mais sustentáveis nos serviços de saúde.
O Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) é o principal evento promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis e tem o objetivo de abordar os diversos temas relacionados às questões de saúde pública e ambiental para mobilizar os profissionais a fim de adoção de práticas voltadas a mitigar as mudanças climáticas.  
O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, que gere as unidades hospitalares do interior de Goiás, tem como um de seus pilares a sustentabilidade ambiental, dentro do conceito ESG – Governança ambiental, social e corporativa. Esse Seminário permitiu o maior empoderamento do grupo a fim de implantar no IMED práticas mais sustentáveis, como: a reutilização de água, uso de energias renováveis, coleta seletiva com reciclagem, compostagem e separação de resíduos dentro dos hospitais do interior de Goiás, entre outras.
O grupo é liderado pelo gerente de projetos e infraestrutura, Raelmá Magalhães e o gerente de facilities, Fernando Tavares.

Clima e Meio ambiente
No primeiro dia do evento, foi produzido um panorama da agenda brasileira de clima e meio ambiente, com informações sobre a situação atual da crise climática e suas consequências futuras para o contexto brasileiro e global, além de estratégias para articulação e metodologias aplicáveis.
A água é um recurso natural que vem sendo afetado e precisamos usá-la de forma mais racional. “A questão do monitoramento em tempo real de água é muito importante nas três unidades. É um sistema simples, de fácil implantação e com grande impacto. Já temos algumas iniciativas sustentáveis em desenvolvimento”, afirmou Fernando Tavares, arquiteto dos hospitais.

Setor energético
Também foi abordado, no segundo dia, o aumento de preços, a carbonização e as alternativas tecnológicas no setor energético dentro da temática Energia. Foi realizado um debate sobre o biogás – biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos – que traz benefícios sociais, econômicos e ambientais. Para o supervisor de manutenção predial do Hetrin, Romes Monteiro, também é possível implantar energias renováveis na unidade, como a energia solar, e replicar nas demais. “Nosso clima é bastante favorável. Temos telhados amplos e estacionamento. A implantação traria um grande retorno econômico”, reflete Romes.
 Além disso, João Marcos Miranda, gerente de engenharia clínica do Hetrin, chamou a atenção dizendo: “Nós temos máquinas de apoio nas unidades que normalmente são grandes consumidoras de energia, água e gases. Conseguimos visualizar o horário de consumo nas unidades e fazer a reutilização da água resultando num grande impacto de redução de consumo”, ressalta João.

Redução de resíduos
A redução do resíduo como ação climática, recuperação energética saudável de resíduos de baixo carbono e os desafios para a cadeia de suprimentos da saúde também foram temas importantes a serem tratados no contexto atual.
Dessa forma, os casos de sucessos na gestão de resíduos mais sustentáveis em hospitais brasileiros também foram apresentados para fortalecer o projeto de hospitais sustentáveis. “Eu pude perceber muitos casos de sucesso totalmente aplicáveis nas unidades, como a separação de materiais recicláveis, redução de impactos ambientais através da compostagem no setor hospitalar e uma usina fotovoltaica”, disse Fabiane Mariano, arquiteta do HEF.

Projeto Hospitais Saudáveis
O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma organização não governamental dedicada a promover o conhecimento e mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade na saúde pública e ambiental. A instituição desenvolve e divulga ferramentas, tecnologias e oferta apoio técnico para incentivar o setor da saúde no Brasil. A ideia é aprimorar as práticas de gestão, prevenir e reduzir os riscos socioambientais na assistência à saúde.
O projeto coordena as atividades da Health Care Harm (Saúde sem Dano) e da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green Health Hospitals) no Brasil.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp