O mês de janeiro já engrenou e está na hora de colocar as tão sonhadas metas do novo ano em prática. Isso porque se não começar agora, muitos poderão repetir aquele erro de não tirá-las nunca do papel. De acordo com Carol Costa, psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, as resoluções de ano novo acabam ficando para trás pela falta de planejamento de quem as cria, ou apenas por conta das circunstâncias que vão mudando com o decorrer do tempo. “Por isso, é importante refletir se as metas criadas são palpáveis, com sentido cronológico e se são possíveis de serem realizadas. É interessante pensar em objetivos que sejam de pequeno, médio e longo prazo”, afirma.
O especialista ressalta que é preciso manter os pés no chão na hora de planejar para evitar frustrações. “Não se pode ter como meta, por exemplo, ser fluente em outro idioma em um mês, sendo que a pessoa não tem vivência, manejo ou familiaridade com a língua. Claro que não será possível, nem fazendo um intensivo. O ideal seria se comprometer a aprender esse idioma em um ano. Outro ponto importante é não se cobrar tanto, a cobrança pode gerar ansiedade e crenças limitantes”, alerta Carol.
A dica é elaborar o passo a passo para conquistar o que se almeja, por exemplo: se quer mudar de emprego, também indique que uma meta é se candidatar a mais vagas, aumentar o networking, fazer um curso de capacitação, entre outras medidas pontuais. “Estamos vivendo os primeiros dias de uma era, de um novo momento de um novo ano. Estabelecer os objetivos para o novo período pode ser um bom exercício para refletir sobre os próprios desejos. Mas atenção: tão importante quanto elencá-los, é a possibilidade de cumpri-los”, finaliza.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.