MENU

09/02/2023 às 14h28min - Atualizada em 10/02/2023 às 08h00min

Fevereiro Roxo & Laranja conscientiza sobre doenças crônicas e a importância do diagnóstico precoce

SALA DA NOTÍCIA SANTA CASA DE MAUÁ
Marli Popolin/MP


O mês de fevereiro ganhou as cores roxa e laranja para alertar sobre algumas doenças. A primeira cor tem como foco a conscientização de doenças ainda sem cura, como Alzheimer, lúpus e fibromialgia. A cor laranja traz a importância do diagnóstico precoce da leucemia e a doação de medula óssea.

De acordo com o clínico geral do Hospital Santa Casa de Mauá Valdir Russo, as doenças do mês roxo são diferentes e, quando identificadas na fase inicial, os sintomas podem ser controlados, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes.

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades diárias. É caracterizada pela perda de memória, irritabilidade, falhas na linguagem e orientação no espaço e tempo. “Manter o cérebro ativo com hábitos saudáveis é uma recomendação, já que ainda não há uma prevenção eficaz”, explica o médico Valdir Russo.

Já o lúpus, uma doença inflamatória e autoimune, afeta vários órgãos e tecidos como a pele, articulações, rins e cérebro. Pode ser de quatro tipos:  a discoide - atinge a pele, com lesões; sistêmico - pode ser leve ou grave e atinge todo o organismo; induzido por drogas - inflamações pelo uso de drogas ou medicamentos, as quais somem assim que o uso da substância termina e neonatal - acomete os filhos de mulheres que têm lúpus, mas os sintomas desaparecem após alguns meses.

Os sintomas do lúpus podem ser moderados, graves, temporários ou permanentes. Os mais comuns são fadiga, febre, dor nas articulações, inchaços e vermelhidão na pele. O diagnóstico pode ser feito a partir de exames de sangue, urina e análise dos sintomas. 

A Fibromialgia é marcada pela dor muscular generalizada e crônica, cansaço, ansiedade e depressão. O diagnóstico é feito por exames físicos e laboratoriais e análise dos sintomas. O tratamento é comportamental, com exercícios físicos, terapia psicológica e medicações para a dor, o sono e para melhorar a disposição.

A leucemia é um tipo de câncer que atinge a medula óssea. “Os primeiros sintomas, como a palidez, o cansaço, a febre, o aumento de gânglios, as infecções, os hematomas e os sangramentos sem causa aparente, são um alerta para o início de uma investigação”, explica o clínico geral Valdir Russo.

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, de bioquímica, de coagulação, dentre outros e o tratamento envolve quimioterapia. Nos casos mais graves, há recomendação de transplante de medula, que oferece bons resultados.

O transplante é feito a partir da compatibilidade, geralmente de familiares de primeiro grau. Caso não seja encontrado um doador, a necessidade é registrada em um banco de medula. “A campanha é muito importante para incentivar a doação, uma vez que a chance de encontrar pessoas compatíveis é sempre baixa”, explica o médico. 
O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. 

https://santacasamaua.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp