A folia carnavalesca já invadiu as cidades mineiras. Durante este período de festa, os cuidados com a pele, com os cabelos e com as unhas podem ficar no fim da lista de prioridades da maioria dos foliões. O dermatologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Diogo Pazzini, alerta que o calor e um uso intenso de maquiagem devem ser motivo de preocupação redobrada.
"Para quem gosta de brilhos, spray, tintura, maquiagem e glitter, é fundamental usar produtos seguros de marcas conhecidas. Quem for curtir a folia ao ar livre não pode esquecer o uso do protetor solar com o fator de proteção no mínimo 30 e lembrar de reaplicar a cada duas horas, pois com o suor, o sol e a água, o produto que foi aplicado vai se perdendo”, explica.
Em relação às fantasias, ele indica os foliões a darem preferência às roupas mais leves, confortáveis e que evitem tecido sintético. “Em caso de reações alérgicas, dermatite de contato ou irritação, o folião deve retirar imediatamente o produto, lavar a região com água e, se não melhorar, deve procurar um médico dermatologista”, alerta dr. Diogo.
Outro detalhe que não pode ser esquecido é a hidratação constante. “O carnaval acontece numa época de altas temperaturas, o que provoca desidratação. Para se prevenir, neste caso, a solução é beber muita água e, se o folião puder, é bom dar preferência à água de coco”, destaca.
Quanto aos cuidados com os pés, o dermatologista do Hapvida NotreDame Intermédica explica que os foliões devem utilizar calçados confortáveis e fechados, como tênis, por exemplo. “Este tipo de calçado ajuda a evitar ferimentos, cortes e bolhas”, assegura.
Ele ainda aproveita a oportunidade para dar uma dica de responsabilidade: “cuidem-se em relação às infecções sexualmente transmissíveis, como as hepatites, sífilis e a AIDS. Usem preservativo”, pontua.
Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 71 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 329 clínicas médicas e 275 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.