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28/02/2023 às 17h28min - Atualizada em 01/03/2023 às 08h00min

Além do ChatGPT: startup usa algoritmo e inteligência artificial para detectar risco de câncer

Chatbot tem viralizado nas redes sociais por sua capacidade multidisciplinar surpreendente, mas várias empresas já utilizam algoritmos e inteligência artificial para vários fins, inclusive na saúde

SALA DA NOTÍCIA PreviNEO
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Divulgação


Um assunto que não sai dos noticiários mundiais e nos trends das redes sociais nas últimas semanas é a repercussão sobre o ChatGPT, um chatbot com inteligência artificial que utiliza algoritmos e uma base de dados equivalente a 40 bilhões de palavras para dialogar, responder questionamento dos mais simples aos mais complexos, produzir textos e até solucionar problemas matemáticos.

A capacidade multidisciplinar surpreendente do robô tem pautado discussões sobre o uso da inteligência artificial na sociedade e suas consequências. Alguns apontam receios e outros demonstram otimismo acerca das possibilidades que esse tipo de tecnologia pode entregar, para o bem ou para o mal.

Mas mesmo antes do ChatGPT se tornar febre, muitas empresas têm explorando o potencial da inteligência artificial para gerar impactos positivos em diferentes áreas. Uma delas é a PreviNEO, startup que desenvolveu um algoritmo capaz de detectar a partir de um questionário respondido a chance de uma pessoa desenvolver os cinco principais tipos de câncer no Brasil, além de doenças cardíacas e mentais.

A healthtech, que já impactou mais de 100 mil vidas, tem ganhado reconhecimento por sua proposta de atuar na prevenção dessas doenças por meio da inteligência artificial. “Hoje 61% dos casos de câncer no Brasil são diagnosticados em estágio avançado e custam 100 vezes mais que os outros para serem tratados e com prognóstico de cura baixo. Mais de 21% das mortes poderiam ser evitadas com o diagnóstico precoce”, afirma Hélio Rubens de Oliveira Filho, médico e co-fundador da PreviNEO.

Em 2019, a startup venceu o Desafio Roche, que contou com 116 inscritos e foi promovido pela farmacêutica suíça para encontrar soluções personalizadas e inovadoras em saúde no país. “O algoritmo que desenvolvemos atua na anamnese aplicada ao paciente. De acordo com cada resposta, conseguimos avaliar o risco para cada uma das doenças, com alta taxa de acerto”, ressalta Oliveira.

Já no final do ano passado, a PreviNEO recebeu um aporte de R$  2 milhões para aprimorar ainda mais a plataforma e ampliar a atuação pelo Brasil. “Uma das novidades é o concierge digital, uma funcionalidade que permite uma abordagem mais ampla, pois além de apontar o risco para a doença, também lembramos o paciente de agendar uma consulta e acompanhamos a realização de exames por mensagens no WhatsApp. Assim, permitimos que o algoritmo tenha um acompanhamento completo do paciente”, destaca.

Para 2023, a meta é levar a PreviNEO para novos estados, estabelecendo parcerias que possam ampliar o acesso à plataforma e assim gerar impactos relevantes na prevenção do câncer, das doenças cardiovasculares e das doenças mentais. “Como médico mastologista, sei que prevenir é muito melhor que remediar, especialmente para estes tipos de doença. Foi por isso que criamos e PreviNEO e queremos continuar usando a tecnologia ao nosso favor”, finaliza Hélio.

PreviNEO – Com mais de 100 mil vidas impactadas, a healthtech atua há sete anos no mercado, oferecendo uma plataforma inovadora que auxilia, através de um questionário digital, na prevenção de cinco tipos de câncer mais comuns no Brasil (mama, próstata, pulmão, cólon e colo de útero), doenças mentais, principalmente aquelas associadas ao trabalho, e doenças cardíacas. Entre os principais parceiros estão as farmacêuticas Roche e Merck, e gigantes do mercado como Chase New Holland e Porto Seguro. Mais de 100 empresas utilizaram a plataforma.
 
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