Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada dez pessoas não têm boa qualidade de sono. Assim, o Dia Mundial do Sono foi uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono a fim de alertar sobre a importância da saúde na hora de dormir. O cirurgião dentista explica: “O bruxismo é um forte apertar ou ranger dos dentes que normalmente acontece no período noturno. Acomete cerca de 20% da população brasileira”.
Dr.Otávio comenta também, que normalmente quem sofre com bruxismo não percebe estar apertando e rangendo os dentes enquanto dorme, “O bruxismo é um hábito inconsciente, normalmente não percebemos e somos alertados por terceiros. Os dentistas, durante exames de rotina, detectam alterações como desgastes dentários, dentes rachados, alterações gengivais ou ósseas”.
Como principal causa para o bruxismo noturno o dentista aponta, “uma das maiores causas dessa disfunção é o stress” e completa: “nestes últimos anos de pandemia e pós pandemia, eu tive uma procura muito grande de pacientes relatando sentirem um ou mais sintomas, como dores de cabeça, de ouvido, dificuldade na mastigação e dores em músculos específicos da face que são bem característicos de quem apresenta essa alteração”.
Para quem sofre com essa disfunção e quer melhorar a qualidade do sono, Dr.Otávio recomenda algumas soluções, “O tratamento para o bruxismo consiste em diminuição do stress e ansiedade, a confecção de uma placa miorrelaxante - placa de bruxismo - feita sob medida para cada paciente e também a aplicação de Toxina botulínica (ou Botox), que reduz a força muscular” e para casos mais extremos avisa, “quando ocorrem crises muito fortes podemos prescrever relaxantes musculares e analgésicos, o uso de compressas quentes na musculatura também ajuda, pois auxiliam na circulação local ocasionando um relaxamento”.
Por último, Dr.Otávio Ribeiro alerta: “Fiquem atentos a qualquer um desses sintomas, e sempre que necessário consulte o seu dentista”.