13/04/2023 às 18h12min - Atualizada em 14/04/2023 às 00h00min
Casa São Luiz recebe britânica especialista em cuidados da hidratação de pessoas idosas
A professora britânica Diane Bunn falou para profissionais de Saúde da CSL
SALA DA NOTÍCIA Redação
Magda Pinheiro Famosa por seu trabalho de pesquisa em ingestão de água por pessoas idosas, a professora britânica Dra. Diane Bunn esteve, nesta quinta-feira (13), na Casa São Luiz (CSL), residencial para pessoas idosas mais antigo do país, localizado no Caju. Ao lado de profissionais da Casa e de Christine Abdalla, representante da associação sem fins lucrativos Cuidadosa, a professora participou de uma roda de conversa que englobou trocas de informações sobre residenciais na Inglaterra, além de como melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas idosas residentes de ILPIs, investigando os aspectos dos cuidados da hidratação.
"Conhecer a realidade de ILPIs brasileiras nessa visita ao Rio e Belo Horizonte é muito importante, inclusive para entender como o DrinKit pode ser válido para os residenciais" disse a professora associada de Pesquisa em Enfermagem pela University of East Anglia (UEA), na Inglaterra, que também faz parte do DrinKit, grupo criado há dez anos na instituição britânica.
"A visita da Dra. Diane Bunn trouxe para nós uma oportunidade única de troca de experiências e conhecimento sobre uma temática muito importante que é a hidratação e ingestão hídrica da pessoa idosa. A intenção é fomentar sempre essas oportunidades de troca de conhecimento para qualificar ainda mais os profissionais da Casa São Luiz", falou Renata Santos, Coordenadora Operacional da CSL.
Para a consultora em Envelhecimento e Moradia Coletiva e Assistida, Christine Abdalla, trazer a professora britânica e membro do grupo Drinkit para a CSL é uma experiência única.
"O envelhecimento saudável tem que chegar para todos, por isso a Cuidadosa abraçou o projeto. Quis muito que a professora Diane conhecesse a Casa São Luiz que é um ícone de cuidado. A Casa São Luiz é como se fosse o marco zero das ILPIs", disse.
A Cuidadosa fica em Minas Gerais e tem a missão contribuir para a promoção e o fortalecimento de uma cultura do cuidado ao longo da vida e de uma política nacional de cuidados continuados por meio de ações inovadoras, preparando a sociedade para o processo de envelhecimento saudável, ativo e mais igualitário. O DrinKit é um grupo montado há dez anos na Universidade de East Anglia e criado a partir da preocupação de como hidratar pessoas idosas. O grupo trabalha com ILPIs britânicas para melhorar o processo de hidratação tornando a pessoa responsável por sua ingestão de água.