MENU

01/06/2023 às 19h09min - Atualizada em 02/06/2023 às 00h00min

5 maneiras de usar a tecnologia na prática de esportes para ter melhor desempenho

*Por Tânia Tiburzio, copywriter da Obserantic

SALA DA NOTÍCIA NB Press


A transformação digital é avassaladora e já chegou a todos os setores. No esporte, não seria diferente. A área tem evoluído muito com o passar do tempo – dos equipamentos utilizados, passando pelas vestimentas, pelos apps e smartwatches, até a forma de se praticar. Isso porque, à medida que a tecnologia entra em campo e avança a passos largos, abre-se novas perspectivas para favorecer competições, treinamentos e cuidados com atletas, seja a nível profissional, amador ou recreativo.

Na prática, as inovações em cena têm ajudado a melhorar performances em altos níveis e a vida de quem também é adepto às atividades físicas por puro lazer. Afinal, colocar o corpo em movimento está entre os hábitos mais recomendados para uma vida saudável. Não é por menos que a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a tratar o sedentarismo (que é a inatividade física) como um problema de saúde pública, que, gera maiores riscos à saúde e aumenta o índice de obesidade, doenças cardíacas e outras doenças .
A tecnologia é uma aliada de peso frente ao cenário esportivo que está e sempre estará intrinsecamente ligado à saúde e ao bem-estar, premissas básicas rumo a melhor qualidade de vida. Para entender melhor como os avanços tecnológicos podem elevar o nível (e o dia a dia) de quem pratica esportes, veja cinco exemplos:
Nanotecnologia

Com potencial para realizar muitas proezas esportivas, a nanotecnologia é descrita como o ramo da tecnologia que lida com dimensões e tolerâncias menores do que 100 nanômetros, especialmente a manipulação de átomos e moléculas individuais. Esportes como tênis, esqui, natação, ciclismo e golfe experimentaram a revolução da nanotecnologia de forma abrangente, principalmente para melhorar o desempenho relativo à velocidade. Já no sentido de prevenir lesões e/ou amenizar dores e incômodos, essa inovação também pode fazer a diferença.

Seja na forma de joelheiras, manguitos, tornozeleiras ou cintas para a lombar, o mercado já oferece opções que integram Pontos Quânticos de Carbono (PQCs) que emitem ondas infravermelhas de longa duração para ativar a microcirculação da região. Trata-se ainda de um método não invasivo e livre de efeitos colaterais.

Próteses esportivas

Até surgirem as próteses esportivas, muitos atletas paraolímpicos encontravam dificuldades em dar o melhor de si nas pistas. Feitas de madeira até a década de 1970, as próteses hoje são desenvolvidas em plástico e fibra de carbono. Há opções inclusive com articulação, trazendo flexibilidade e permitindo ao competidor fazer diversas manobras radicais.

VAR: o árbitro assistente de vídeo

Apesar de ser um tanto polêmico, o VAR, ou árbitro assistente de vídeo, ganhou mais espaço entre os jogos de futebol, mas já era grande conhecido de outros esportes, como o vôlei e o futebol americano. A tecnologia auxilia os juízes no aspecto de analisar as jogadas e até mesmo de reverter decisões erradas, ou seja, promove uma arbitragem cada vez mais precisa na hora dos jogos.

Apps e gadgets

A era dos smartphones trouxe um mundo de possibilidades dentro do esporte também. Existem milhares de aplicativos e gadgets que auxiliam na prática de atividades físicas, seja com aulas, seja medindo o desempenho. Os smartwatches, por exemplo, já contam com monitor cardíaco, de sono, de ciclo menstrual, oxímetro e mais aplicações, dependendo do modelo.

Tecidos inteligentes

Outra tecnologia a favor do monitoramento de performance se volta aos tecidos inteligentes, que consistem na fabricação de roupas especiais, interligadas a sensores que analisam os movimentos realizados pelos atletas. Assim, é possível acompanhar os músculos utilizados na atividade, os batimentos cardíacos e o nível de respiração. Tudo em tempo real.

Esses são apenas alguns exemplos para evidenciar como a tecnologia está mais presente do que nunca no mundo dos esportes e como as inovações podem ser muito bem aproveitadas, justificando os investimentos no setor pelos esportistas. Cada vez mais as pessoas prezam por formas de aprimorar seu desempenho, de ter mais saúde e  bem-estar, valorizam mantendo a prevenção contra lesões e hábitos saudáveis.

*Tânia Tiburzio é copywriter na Obserantic, marca que tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida por meio de inovação tecnológica aplicada em seus produtos, que auxiliam na promoção da saúde física e mental.  

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp