MENU

09/06/2023 às 14h09min - Atualizada em 10/06/2023 às 00h00min

Não é preguiça, é narcolepsia! Psicólogo alerta sobre sintomas do transtorno que faz as pessoas dormirem por longos períodos seguidos

Dr. Alexander Bez explica sobre os tipos do transtorno e mudanças de hábitos que podem ajudar a rotina dos pacientes

SALA DA NOTÍCIA Da redação
Márcia Stival Assessoria
Reprodução internet


Se você dorme por muitas horas seguidas, tem visões e pensamentos perturbadores, fica se virando de um lado para o outro antes de dormir, cuidado! Isso pode ser narcolepsia!

De acordo com o psicólogo especialista em saúde mental, Alexander Bez, a narcolepsia é uma condição múltipla mental, que envolve características psicológicas, psiquiátricas e neurológicas. Esse transtorno afeta nossos hábitos normais, como acordar e dormir, que pode levar a pessoa a dormir por longos períodos.

Existem duas variações, a do Tipo 1 - acumula a condição de cataplexia, que provoca fraqueza nos músculos da face - e do Tipo 2, sem cataplexia.

Outros sintomas frequentes da narcolepsia são a paralisia do sono, que deixa a pessoa incapaz de se mover ou falar enquanto está dormindo, alucinações e perturbações do sono, que são “erupções do sono”, com sonhos, pesadelos, problemas de questões respiratórias noturnas, e inquietação corporal.

“Não existe cura para essa condição, mas o acompanhamento com médicos e medicamentos são imprescindíveis para controle dos episódios. Normalmente, para esses casos são prescritos estimulantes, antidepressivos, ansiolíticos, oxibato de sódio, reguladores de humor e remédios para controle do colesterol”, reforça Alexander Bez.

Outras medidas devem ser associadas ao tratamento como atividades para controle do estresse, terapia, exercício físico, abstenção de cafeína, álcool, tabaco e quaisquer tipos de drogas.

Seguindo as orientações médicas corretamente, o indivíduo com narcolepsia consegue ter uma vida sem complicações e realizar normalmente as atividades do dia a dia.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp