Classicamente a rinoplastia pode ser realizada por dois motivos: questões estéticas (adequação da forma nasal) ou para resolver problemas respiratórios. Entretanto, o entendimento mais moderno é que a correção de distúrbios respiratórios também pode estar associada à adequação estética do nariz face e vice-versa.
Basicamente, a rinoplastia atua na estrutura do nariz: cartilagens e ossos. As alterações cirúrgicas na forma e largura dos ossos nasais podem ser realizadas com instrumentos de muita precisão, como por meio do uso de um aparelho ultrassônico (conhecido como Piezo) ou com cinzéis ou osteótomos. “Além disso, as cartilagens podem ser modificadas por meio de pontos e reposicionamentos, com intuito de tornar o nariz mais reto ou definido. A largura das asas nasais também pode ser modificada por meio da alectomia ou alaplastia, quando necessário”, explica o cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Dr. Geraldo Capuchinho.
Normalmente, a obstrução respiratória ocorre devido ao desvio do septo nasal e/ou à hipertrofia de corneto nasal, conhecido como “carne esponjosa”. Portanto, o intuito principal da cirurgia funcional é melhorar a passagem do ar pelas vias nasais e, consequentemente, melhorar o ato respiratório como um todo. Já na cirurgia estética, Já na cirurgia estética, o objetivo é modificar o arcabouço ou forma do nariz com intuito de melhorar o aspecto nasal.
Embora o objetivo de cada procedimento seja diferente, eles podem ser realizados juntos. “A rinoplastia estético-funcional é, geralmente, um método que tenta promover um equilíbrio estético das estruturas do nariz (em si e com as demais estruturas faciais) mantendo ou tratando as funções do nariz que são: aquecimento e umidificação do ar, manutenção de certa pressão e controle da quantidade aérea durante a ventilação e transporte do ar até os pulmões”, esclarece o cirurgião.
Benefícios
Devido a melhora da ventilação pulmonar, a rinoplastia dito funcional pode proporcionar um melhor desempenho nas atividades físicas diárias e esportivas, melhora na qualidade da voz, além da qualidade do sono. “Já a estética tem origem no termo grego aisthetiké, que significa “aquele que nota, que percebe”. Porém os benefícios estéticos da rinoplastia vão muito além da percepção de um nariz "belo" pois há modificação da autoimagem, um dos pilares fundamentais da autoestima. Como disse Caetano Veloso, ‘Ser feliz é respirar pelo nariz’”, destaca o Dr. Capuchinho.
Fonte: Geraldo Capuchinho Jr. - Médico cirurgião plástico e crânio-maxilofacial, Membro da Intern. Society of Aesthetic Plast. Surg, The Aesthetic Society & Rhinoplasty Soc. of Europe - @dr.capuchinho https://geraldocapuchinho.med.br/