MENU

16/06/2023 às 16h35min - Atualizada em 18/06/2023 às 00h00min

Cárie oculta: o problema é silencioso e pode causar danos irreversíveis nos dentes

Especialista alerta para o diagnóstico precoce 

SALA DA NOTÍCIA Carlos Costa
Raffaela Feliciano


 

 


A cárie oculta, muitas vezes chamada de "cárie silenciosa", é um problema dentário sorrateiro que pode passar despercebido por muito tempo. A doença é caracterizada pelo seu desenvolvimento lento e oculto. Pode ocorrer na região entre os dentes, onde apenas o fio dental chega para limpar e também na região das fissuras dos dentes. Além disso, nem sempre vai apresentar sintomas óbvios, como dor ou sensibilidade e pode agravar o problema, pois sem sentir dor, o paciente que não faz exames preventivos periódicos e pode observar o problema apenas quando já estiver muito avançado. 

 

De acordo com Ilana Marques, que é odontopediatra da IGM odontopediatria, por trás de um sorriso aparentemente saudável, a cárie oculta se esconde, agindo silenciosamente. "Na infância, a cárie oculta pode ser um verdadeiro desafio para pais que não levam as crianças para as consultas preventivas. Elas podem se esconde nas profundezas das fissuras dos dentes, e muitas vezes só podendo ser identificadas e confirmadas por um exame radiográfico”, alerta a especialista. 

 

A cárie oculta é causada principalmente por hábitos alimentares inadequados e uma higiene oral deficiente. Ao consumir alimentos açucarados ou ricos em amido, as bactérias presentes na boca se alimentam desses resíduos e liberam ácidos corrosivos, que atacam o esmalte dentário. Com o tempo, a cárie se desenvolve e se infiltra nos dentes, alcançando as camadas mais profundas. Isto pode levar a uma necessidade de tratar o canal do dente ou até a extração caso não for diagnosticado e tratado precocemente.

 

"É essencial educar as crianças desde cedo sobre a importância de uma alimentação saudável e de uma rotina de higiene oral adequada. Ensinar os pequenos a escovar corretamente os dentes, utilizar o fio dental e fazer visitas regulares ao dentista é fundamental para prevenir a cárie oculta", explica a odontopediatra.

 

O acompanhamento regular com o dentista é essencial para identificar essa condição antes que ela cause danos irreversíveis aos dentes. Quando se observa fissuras muito profundas e retentivas aliadas a uma dieta cariogênica, o odontopediatra pode recomendar o uso de selantes. Que são proteções indicadas para estes dentes do fundo. Eles deixam as superfícies mais lisas e mais fáceis de serem limpas, além de liberar flúor, deixando os dentes mais fortes.  

 

 "Não subestime a cárie oculta, pois ela pode causar estragos sem aviso prévio. A prevenção é a chave para combater essa ameaça invisível. Por isso, é fundamental que os pais estejam atentos aos sinais de cárie oculta em seus filhos, como manchas brancas nos dentes, sensibilidade ao calor ou frio, ou mudanças na cor ou textura dos dentes. Ao notar qualquer suspeita, é recomendado agendar uma consulta com o dentista para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado. A saúde bucal das crianças é valiosa e merece toda a atenção e cuidado necessários para garantir um sorriso saudável", conclui Ilana Marques.



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp