MENU

23/06/2023 às 16h40min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h00min

É possível clarear os dentes em casa?

Especialista explica se é mito ou verdade e ainda dá dicas para manter os dentes brancos

SALA DA NOTÍCIA Mari Ângela Cavalheiro
https://odontoalmeida.com.br/
Divulgação


Com o tempo é normal que o dente vá envelhecendo e ficando manchado. As alterações de coloração ocorrem por vários motivos, como aquelas causadas por alimentos e bebidas (café, chá, refrigerantes, vinho tinto, beterraba); o uso do cigarro; a falta de higiene bucal, que leva a placa bacteriana e ao tártaro; o desgaste do esmalte; e até mesmo por genética. 

Clarear os dentes é a solução: mas o que realmente funciona? Usar creme dental clareador? Fazer clareamento no consultório? Clareamento em casa? A cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da Odontologia Almeida e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), explica o que é verdade ou mentira; confira.  

O que é o clareamento dental? 

É um tratamento odontológico com o objetivo de clarear os dentes. “Para realizar esse procedimento utilizamos ácidos e o peróxido de hidrogênio, que são compostos químicos, que em contato com a superfície dos dentes, promovem uma limpeza profunda, removendo partículas escurecidas e clareando os tons”, explica. 

Existem dois tipos: o caseiro, em que o paciente utiliza uma plaquinha de silicone e um gel, indicados pelo dentista, por alguns minutos nos dentes, e o realizado em consultório. “Também é um gel clareador, porém a potência do clareamento em consultório é muito maior e já na primeira sessão é possível notar os resultados”, afirma a especialista. 

 

Tem riscos? 

O clareamento dental deve ser administrado e acompanhado por um dentista. “Ambos procedimentos, se realizados de maneira correta, não oferecem riscos à saúde. Entretanto, se administrado de forma incorreta, podem levar ou agravar quadros de sensibilidade”, alerta Patrícia Almeida. 

 

Apesar das facilidades em encontrar os produtos na internet, fazer o clareamento caseiro sem indicação do dentista, pode trazer riscos à sua saúde, e, sobretudo, aos seus dentes. “Sensibilidade, fragilidade, corrosão do esmalte, sangramentos e irritação da gengiva são alguns dos problemas”, pontua. 

 

Tem mais: o clareamento dental não é indicado para todo mundo, pois pode alterar a cor das restaurações, facetas, lentes de contato e próteses. Nesses casos, precisa procurar um especialista para ver a possibilidade de trocar o material que está no dente. 

 

O clareamento é definitivo? 

Não. E precisa de manutenção. O retorno com o dentista vai depender dos hábitos do paciente, se ele fuma, se consome alimentos com corantes e se está fazendo a higienização de forma correta. “Quando se toma todos os cuidados necessários, é possível prolongar a duração do efeito clareador, que leva em torno de três a quatro anos”, revela. 

 

Bicarbonato de sódio deixa os dentes mais brancos? 

Visualmente os dentes podem até parecer mais brancos, só que o produto desgasta o esmalte. Em longo prazo, ocorre uma corrosão e o paciente ainda pode acabar com manchas e feridas na boca. 

 

Limpeza dental clareia os dentes?

“Ela remove as manchas externas causadas por nicotina, vinho e alimentos com pigmentos. O dente fica um pouco mais claro, mas não muda ao tom da escala vita, instrumento que determina as cores do dente”, explica a especialista, que conclui. “A rotina de higiene bucal é fundamental para preservar a cor natural. Você até pode complementar com uma pasta que tem ativos clareadores e não esquecer do fio dental. Mas quem já está com os dentes amarelados, precisa procurar um dentista para fazer uma limpeza e/ou um clareamento supervisionado.”


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp