MENU

21/06/2021 às 14h27min - Atualizada em 21/06/2021 às 14h27min

Deputada publica vídeo com fuzil em helicóptero; governo diz que post é desrespeitoso

Criminalista afirma que atitude de Magda Mofatto (PL) vai contra o Estatuto do Desarmamento e faz apologia ao crime. Parlamentar se defende afirmando que teve apenas a intenção de criticar a postura do governador no suporte aos policiais, que tentam capturar o criminoso há 13 dias.

Redação G1
Globo Notícias

VÍDEO: Deputada publica com fuzil em helicóptero e critica demora para capturar Lázaro


A deputada federal Magda Mofatto (PL) publicou um vídeo nas redes sociais onde aparece portando um fuzil em um helicóptero e critica a demora para capturar Lázaro Barbosa, criminoso procurado há 13 dias por mais de 200 policiais de Goiás e do DF. Em nota, o governo estadual disse que o post é desrespeitoso.

Nas imagens, publicadas no último sábado (19), a parlamentar diz: “Te cuida, Lázaro. Se o Ronaldo Caiado não deu conta de te pegar, eu estou indo aí te pegar. Comandante, rumo para Cocalzinho”, afirmou no vídeo.
 

 

A assessoria de imprensa do governador afirmou que esse assunto será tratado exclusivamente pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), que coordena a força-tarefa em Cocalzinho, cidade para onde Lázaro fugiu depois de fazer uma chacina em Ceilândia, no DF.

Em nota, além de afirmar que o posto é desrespeitoso, o órgão disse que “os profissionais que estão diuturnamente dedicados a força-tarefa não merecem que seja desviada a atenção do propósito de garantir a paz da população da região e capturar Lázaro Barbosa”.
 

 

Deputada Magda Mofatto segura fuzil dentro de helicóptero, Goiás — Foto: Reprodução/Instagram


De acordo com o advogado e professor universitário Daniel Vasconcelos, a deputada comete algumas irregularidades ao agir de tal forma. Segundo ele, a atitude da parlamentar vai contra o estatuto do desarmamento e faz apologia ao crime.
 

“Não cabe a ninguém, muito menos a uma liderança, incitar a população e desrespeitar as forças policiais. Incitar, publicamente, a prática de crime pode resultar em detenção, de três a seis meses, ou multa. Ela também está portanto um fuzil, que é uma arma de uso restrito, isso infringe o artigo 16, do Estatuto do Desarmamento", afirmou.


Questionada sobre o uso da arma exibida no vídeo, a assessoria da deputada afirmou que o fuzil está registrado no nome da parlamentar e que ela tem posse e porte de arma de fogo, por isso, pode adquirir o armamento e está autorizada a utilizá-lo. A deputada afirmou ainda que o helicóptero está em seu nome e a situação da aeronave está regularizada.

"O vídeo trata especificamente de uma crítica direcionada ao governador, que não dá suporte logístico as tropas que atuam no caso Lázaro. Falta de tudo, de alimentação até hospedagem. Os policiais que atuam na operação estão se alimentando pela solidariedade do povo de Cocalzinho por que falta apoio do governo do estado", afirmou a deputada.

Sobre a falta de alimentação e hospedagem adequada aos 270 policiais que trabalham atualmente na força-tarefa que busca capturar Lázaro e que foi apontada pela deputada, a SSP-GO informou que "comentários desrespeitosos ao trabalho desempenhado pelos policiais não são dignos de serem respondidos".

Em nota, a Câmara dos Deputados afirmou que "para apurar conduta de deputado, é necessário que seja formalizada representação, nos termos do Código de Ética e Decoro Parlamentar​", o que não havia sido feito até às 14h10 desta segunda-feira (21).

Buscas por Lázaro Barbosa


VÍDEO: Polícia busca criminoso que matou casal e dois filhos no DF


As buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de matar família de quatro pessoas em Ceilândia (DF), entraram no 13º dia seguido nesta segunda-feira (21). Ao todo, 270 agentes das forças de segurança pública de Goiás e do Distrito Federal procuram o fugitivo com helicópteros, cães farejadores e drones, além das estratégias de inteligência traçadas pela SSP-GO.

O órgão criou um disque-denúncia para reforçar as buscas pelo criminoso. Quem tiver informações relevantes pode encaminhar para o telefone (61) 9 9839-5284.

A força-tarefa usa ainda barreiras em estradas de terra e rodovias nas regiões de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. Três aeronaves ajudam levando policiais da base de concentração para a região de mata fechada, onde também estão sobrevoando.


Veja percurso feito por Lázaro Barbosa de Sousa após matar família no DF — Foto: Arte/G1

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp