MENU

24/05/2022 às 12h08min - Atualizada em 25/05/2022 às 00h01min

Próteses inovadoras são desenvolvidas por estudantes através de plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes

Projeto Colaborativo Internacional orienta futuros engenheiros através da plataforma 3DEXPERIENCE para ação Life Science

SALA DA NOTÍCIA Dassault Systèmes

A Dassault Systèmes, empresa que fornece ambientes virtuais 3D colaborativos para empresas e pessoas imaginarem inovações sustentáveis, e a EDC Tecnologia, empresa especializada no fornecimento de soluções tecnológicas dedicadas à capacitação, aprendizagem e vivência de estudantes e profissionais, anunciam os resultados da primeira edição do Projeto Colaborativo Internacional, que teve a participação de dezenas de alunos de engenharia do Brasil, Peru e Colômbia para o desenvolvimento de próteses transtibiais (compreendendo a parte abaixo do joelho e o pé) com uso da plataforma 3DEXPERIENCE.

O Projeto Colaborativo Internacional incluiu sessões de acompanhamento, orientação e treinamento especializado para futuros engenheiros. Ao todo, a iniciativa contou com a participação de 26 estudantes de seis instituições - Instituto Mauá de Tecnologia (Brasil), Escola SENAI "Armando de Arruda Pereira" (Brasil), Universidad Santiago de Cali - USC (Colômbia), Universidad Nacional de San Agostin - UNSA (Peru), Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (Brasil) e Universidad Tecnológica de Pereira - UTP (Colômbia).

“Por meio da Plataforma 3DEXPERIENCE, esses estudantes puderam demonstrar suas ideias e avaliar questões que vão do desenho e ergonomia das soluções até a durabilidade e resistência de cada material aplicado, em simulações 3D que agilizam e simplificam todo o processo de criação destes produtos”, afirma Fabio Gomes, Gerente de Alianças da Dassault Systèmes para a América Latina.

"Foi aberto um espaço para que novos pontos de vista e conhecimentos pudessem ser incorporados às análises em tempo real. Mesmo fisicamente distantes, os participantes tiveram a chance de interagir e trabalhar com outros jovens”, diz Carlos Parejo, Diretor-Executivo da EDC Tecnologia.

A dinâmica do projeto trouxe outros desafios importantes para desenvolvimento dos jovens, incluindo questões como ajuste de calendário, definição de etapas e acompanhamento de resultados, entre outros, com a plataforma 3DEXPERIENCE no centro das atividades.

Entre os seis modelos que foram apresentados na iniciativa, destaque para um projeto que utilizou a plataforma 3DEXPERIENCE para a combinação de diferentes materiais (como silicone, alumínio, fibra de carbono e aço) nos diferentes pontos e elementos da prótese transtibial.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp