MENU

23/06/2022 às 17h35min - Atualizada em 24/06/2022 às 00h01min

Suplementos probióticos podem auxiliar na saúde do microbioma humano

SALA DA NOTÍCIA Karina Ribeiro

Muitas pessoas não sabem, mas existem trilhões de micro-organismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, no interior do nosso intestino. No corpo existe o mesmo número de microrganismos quanto de células. Mas apenas de 10% a 20% das bactérias desta importante parte do corpo são iguais às de outros indivíduos. Tudo depende da dieta alimentar, estilo de vida, que pode ou não ter uma carga grande de estresse, entre outros fatores. E esse microbioma tem influência significativa em tudo: saúde, apetite, peso e humor. Embora existam milhares de pesquisas, o caminho para entender esse mundo ainda é longo.

Dentre os fatores com maior incidência sobre o intestino, a rotina alimentar tem um papel de enorme influência sobre o microbioma intestinal. A dieta exercida no ocidente, concentrada em gordura animal e proteína, pobre em fibras, aparece como um catalisador na produção de compostos que estimulam o câncer e a inflamação intestinal. Já a dieta mediterrânea, rica em fibras e com pouca ingestão de carne vermelha, foi interligada ao aumento dos níveis de ácidos graxos que possuem efeitos anti-inflamatórios que melhoram o sistema imunológico.

De acordo com Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida, a influência do microbioma sobre o equilíbrio e a qualidade de vida de uma pessoa passa por este ecossistema. “São centenas de espécies diferenciadas que vivem e interagem o tempo todo dentro desse terreno biológico interior. Cada indivíduo precisa encontrar um equilíbrio na microbioma, e a alimentação é fator inerente para que haja esse fator”, explica. Ela destaca ainda que “a alimentação nutritiva, rica em fibras proliferam as bactérias benéficas, que favorecem um metabolismo saudável, sistema imune mais eficiente e a saúde de todo organismo”.

Dentro deste vasto e complexo sistema, o consumo de alimentos fermentados influenciam positivamente a melhora do trato intestinal, pois são fontes de bactérias probióticas. Os pesquisadores conseguiram mapear diversas e principais espécies de bactérias que são importantes para a saúde do microbioma intestinal. A tecnologia atual possibilita juntar esses grupos e oferecer uma dosagem eficaz, em formato de suplemento, para que haja o equilíbrio buscado pelas pessoas.

A Puravida conseguiu desenvolver um produto e entregou ao mercado o Purabiotics, que conta com quatro espécies cuidadosamente selecionadas, somando 18 bilhões de microrganismos vivos por dose. O suplemento é um jeito mais fácil de melhorar e manter o equilíbrio do microbioma intestinal. A dieta atual, principalmente em grandes centros urbanos, é deficitária, existe o estresse exacerbado, o sedentarismo, a falta de sono, medicamentos e outros agentes que prejudicam o bom funcionamento desta fundamental parte do corpo. A nutricionista ainda explica ainda que o produto vem envolto por uma cápsula vegetal gastrorresistente, que garante que os microrganismos cheguem vivos ao intestino, onde podem se instalar.

Alessandra também dá dicas para manter o microbioma nutrido e regulado. “Procure consumir uma variedade boa de vegetais, faça uso de uma suplementação com fibras prebióticas, incluir boas fontes de probióticos, na forma de fermentados vegetais e na forma de suplementos especialmente formulados. Também faça uso de suplementação e de alimentos ricos em polifenóis e antioxidantes diversos, como as antocianinas, o resveratrol e a curcumina, que modulam positivamente a população de bactérias. A diminuição do estresse, o bom sono, a exposição ao sol e exercícios físicos também ajudam muito o ambiente interior e a integridade do microbioma. Outro ponto importante é utilizar antibióticos de forma correta, apenas com prescrição médica e tomar o cuidado devido para recompor o seu ecossistema”, finaliza. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp