MENU

15/08/2022 às 16h05min - Atualizada em 16/08/2022 às 00h00min

ABP e Kinoplex vão promover sessões de cinema com debates sobre temas ligados à psiquiatria

Parceria entre as entidades vai levar cultura e conhecimento para vários lugares do Brasil

SALA DA NOTÍCIA ABP Brasil

ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria

O Kinoplex e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) firmaram uma parceria para promover sessões de cinema com debates sobre assuntos relacionados à saúde mental. A iniciativa vai dar andamento ao projeto Cinepsiquiatria, da ABP, unindo o cinema e o conhecimento científico para levar ao público, de forma lúdica e simples, informações e orientações sobre as doenças mentais mais comuns nos dias de hoje. 

O cinema traz em si a característica de voltar as luzes da produção a temas atuais e promover a reflexão e o debate sobre inúmeras causas entre o seu público. Grande parte desses temas tem relação com doenças mentais sobre os quais ainda existe muito tabu. Na tentativa de ajudar a quebrar esses tabus e jogar luz sobre esses assuntos, o Kinoplex abraçou o projeto e tem, como objetivo, torná-lo recorrente, assim como já acontece com a Sessão Azul, o Cinematerna e outros projetos que contam com a parceria a rede.

“Acreditamos que o cinema é grande fonte de cultura e desenvolvimento social e, quanto mais pudermos usar as nossas salas nesse sentido, mais estaremos certos de que estamos no caminho que definimos como missão para nossa empresa, que é de levar o cinema a todos. O Cinepsiquiatria é uma iniciativa de extrema relevância. Precisamos falar com responsabilidade sobre os transtornos mentais que nos assolam, especialmente, nesse momento pós pandemia e usar o cinema para quebrar barreiras e iniciar esse debate é uma ideia fantástica”, afirma Patrícia Cotta, head de Marketing do Kinoplex.

A primeira sessão do Cinepsiquiatria acontecerá no dia 17 de agosto em um evento fechado para convidados no Kinoplex ParkShopping, em Brasília. Na ocasião, será exibido “Elvis”, um filme intenso e repleto de temas que promovem reflexões, que serão debatidas logo após a sessão com os psiquiatras Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, Dr. Fábio Barbirato, Dra. Renata Figueiredo, o diretor e roteirista de cinema, Douro Moura e o cineasta Guilherme Monteiro com a mediação de Patricia Cotta.

"O Cinepsiquiatria ABP/APAL é um projeto que muito me orgulha. Ele aproxima a população das questões referentes à psiquiatria e saúde mental e, com isso, combatemos o estigma. Fazer essa parceria e poder realizar esse projeto com Kinoplex, que é a maior rede de cinemas do Brasil, é uma grande felicidade", diz Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP.

O projeto Cinepsiquiatria, criado em 2016, é uma das iniciativas de psicoeducação dƒa ABP e chega, neste mês, em sua 42ª edição. Seu principal objetivo é levar conhecimento para a população por meio da linguagem cinematográfica, assim combatendo a Psicofobia.

A partir de setembro acontecerão sessões abertas ao público uma vez a cada mês, sempre aos sábados pela manhã e o calendário será divulgado no site Kinoplex e da ABP.

Sobre a ABP

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP é a associação representativa dos médicos psiquiatras do Brasil.

 

SERVIÇO

Caroline Lyrio – comunicacao3@abp.org.br

Brenda Leal – comunicacao@abp.org.br


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp