MENU

18/08/2022 às 16h19min - Atualizada em 19/08/2022 às 00h00min

BUREAU VERITAS LANÇA BALCÃO ÚNICO PARA O MERCADO BRASILEIRO DE ENERGIA EÓLICA OFFSHORE

Grupo combina conhecimento técnico e expertise global no setor para dar suporte a empresas nas demandas regulatórias e nos processos de licenciamento

SALA DA NOTÍCIA Anne Damião

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança o Balcão Único, serviço que facilita e agiliza o processo de licenciamento ambiental para implementação de Parques Eólicos Offshore no Brasil e oferece todo o suporte necessário para as empresas interessadas em atuar no setor. O número de projetos do setor subiu 200% no último ano e a obtenção de licença ambiental, que antes dependia apenas de um órgão, agora passa previamente por outros 11 departamentos e entidades regulatórias, um cenário que torna todo o processo de licenciamento mais complexo e demorado.

“O Bureau Veritas nasceu no setor marítimo e há quase 200 anos vem contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável de seus clientes, com sua experiência em projetos internacionais e profundo conhecimento da indústria marítima nacional. O Brasil tem enorme potencial de produção de Energia Eólica e os parques offshore trazem grandes vantagens, como aproveitamento de ventos regulares e maior fator de capacidade”, afirma Márcio Pereira, diretor de Marítima e Offshore do Bureau Veritas.

O Balcão Único do Bureau Veritas reúne, de forma simples e objetiva, as demandas exigidas pelo decreto nº 10.946, publicado no início do ano. Empresas interessadas em atuar no setor precisam obter a Declaração de Interferência Prévia (DIP) em 11 órgãos e entidades regulatórias. Cada entidade possui critérios específicos e padronização própria de apresentação dos documentos exigidos, o que torna o processo complexo. O serviço inclui análise de documentação, revisão e recomendações para maior robustez dos projetos e acompanhamento do processo para uma pronta resposta aos respectivos Termos de Referência (TR).

 

O Brasil tem grande diferencial para liderar o mercado de Energia Eólica Offshore, a começar por sua extensa costa, com um litoral de aproximadamente 7 300 quilômetros, uma superfície oceânica equivalente a meio Brasil, aliado a ventos mais regulares que auxilia na redução dos custos de geração e maior rendimento dos aerogeradores. Dados do mercado mostram que os primeiros parques eólicos offshore devem ser construídos a partir de 2027, entrando em operação a partir de 2030.

O Bureau Veritas é referência internacional nos principais mercados de Energia, com atuação em mais de 90 projetos de parques eólicos offshore internacionais nos últimos 12 anos, auxiliando empresas na revisão, certificação e gerenciamento de projetos offshore, gestão operacional de ativos e suporte em todas as etapas que constituem o ciclo de vida de um empreendimento eólico.

 

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,9 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp