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19/08/2022 às 15h00min - Atualizada em 21/08/2022 às 00h01min

Metaverso: a virtual realidade que já impacta o dia a dia dos negócios

Executivos contextualizam a interferência do metaverso nos negócios

SALA DA NOTÍCIA Redação

Um levantamento do volume de buscas por palavras-chave, realizado pela Semrush - plataforma de gerenciamento de visibilidade online - mostra que elementos do metaverso dominaram as palavras do ano em 2021. Segundo a observação feita pela plataforma, as pesquisas pelo termo NFT dispararam 5400% entre janeiro e outubro.

Tendência mundial, o metaverso é uma rede de mundos virtuais, que busca simular a realidade nos computadores. E isso não poderia ficar de fora do mundo dos negócios, diversas empresas, de vários segmentos, estão anunciando a chegada nesse mundo virtual.  Recentemente, uma empresa de streaming de músicas anunciou sua chegada nesse universo tecnológico, os usuários da plataforma poderão se juntar a artistas, explorar e criar sons de maneira on-line. 

Para explicar como esse fenômeno pode influenciar diversos mercados, reunimos depoimentos de alguns executivos, de diferentes segmentos, para contextualizar a interferência do metaverso nos negócios.

Gabriela Viana, Co- CEO da Friday - plataforma de pagamentos digitais
“A Web 3 existe e não há indicação alguma que vá parar de crescer e assumir diferentes formas. Todos teremos que nos adaptar. Faz sentido que as primeiras execuções sejam mais experimentais e que, com o tempo, marcas e sociedade evoluam para usecases que façam mais sentido, criem novos comportamentos e novos sentidos.

Acredito que teremos mudanças na maneira como aprendemos, interagimos, e consumimos, que serão intermediadas por uma internet bem mais imersiva. Tendo a me identificar mais com a visão de que as aplicações mais próximas e prevalentes serão trazidas por uma empresa que já tem um ecossistema de devices e sistema operacional largamente distribuído. 

O Metaverso será um dos futuros da tecnologia, mas acho que todos esperamos que diferentes tecnologias evoluam para futuros possíveis e que criem valor para a sociedade, na área da saúde, segurança e medicamentos, por exemplo”

Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush Brasil - plataforma de gerenciamento de visibilidade online
“Antes de tudo, as empresas precisam se perguntar: o usuário e cliente, quer mesmo uma experiência no Metaverso ou é apenas um desejo da companhia de fazer parte dessa tendência?

Há diversas ações que ocorrem apenas nesse universo paralelo. Eventos, coleções, corridas, experiências promovidas por marcas e usuários. Mas ainda assim são, em sua vasta maioria, reproduções da realidade. Ok, cenários incríveis dignos de videogames, mas ainda uma simulação de experiência.

Não tenho dúvidas de que o inimaginável será um dia digital no Metaverso, mas investir em uma ação nesse ambiente que seja apenas uma simulação é pouco. Simular a realidade é pouco para um mundo em que teoricamente tudo é possível.

E se objetivo do Metaverso é oferecer uma experiência inédita, “estar dentro do conteúdo”, desejo algo que me faça duvidar da realidade”.
 

Abhishek Gupta, CCO da CleverTap - plataforma líder mundial em retenção e engajamento de usuários
“O metaverso é um novo mercado onde os profissionais de marketing de retenção se destacam. É aqui que a “serendipidade projetada” (ou o acaso programado) e a capacidade de se envolver com os clientes separam os líderes dos perdedores.

Para que os profissionais de marketing de retenção tenham sucesso, a vitória exige as capacidades de: visualizar e agir com base em dados de clientes em tempo real; capturar e manter o interesse do cliente; ser genuíno, autêntico e útil e transformar a ausência de identificadores em uma oportunidade para um envolvimento mais profundo.

Quando você liga os pontos, fica claro que exatamente as mesmas tendências que marcam o fim do marketing de desempenho anunciam uma nova era no marketing de retenção. Por meio de descoberta em tempo real e serendipidade projetada, os profissionais de marketing podem fornecer experiências personalizadas que parecem individuais. Em vez de fazer suposições educadas e criar uma experiência baseada na macrossegmentação, a microssegmentação pode fazer com que o cliente se sinta compreendido de maneira única – construindo a lealdade que gera retenção e receita”. 

Alexandrine Brami, CEO e co-fundadora do Lingopass - plataforma de capacitação multi-idioma e multicanal com foco no mercado corporativo e educacional
“A internet se tornou um meio facilitador para o conhecimento, sendo referência para o aprendizado, sobretudo de idiomas. No Lingopass criamos um ambiente para uma experiência imersiva a fim de estimular o estudo de línguas. O  Lingoverse, como chamamos, combina o melhor da pedagogia e da tecnologia, para criar um espaço acessível para quem deseja aprender ou aperfeiçoar um idioma, com foco no desenvolvimento profissional. No Lingoverse é possível assistir aulas ao vivo em inglês, espanhol e francês junto com outros temas como: dicas de estudo, cultura, entretenimento e carreiras”.


 


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