Nos últimos dois anos, a transformação digital foi obrigatória nas empresas, desde processos internos até soluções que atendam às novas necessidades do mercado. A pandemia de Covid-19 mudou o cenário dos negócios e acelerou a transformação digital das empresas no Brasil, o equivalente ao esperado para o período de um a quatro anos, como aponta a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, feita pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada (FGVCia).
O levantamento também mostra que o uso e os gastos e investimentos em TI nas empresas representam 8,7% da receita e continuam crescendo, principalmente em aspectos como valor, maturidade e importância para os negócios existentes e para viabilizar novos modelos de negócios. Com o cenário positivo e em crescimento, veja a seguir 14 ferramentas inovadoras que transformam negócios:
Fundada em 2019, a BPool é um EGM (Enterprise Gateway Marketplace) que conecta grandes corporações ao novo ecossistema fragmentado e alternativo de comunicação formado por centenas de pequenas empresas especialistas. Através do algoritmo de curadoria e matching e um workflow automatizado, a plataforma permite que clientes façam contratação e gestão de serviços de marketing trazendo ganhos significativos em criatividade, inovação, agilidade e eficiência. A BPool nasceu no Brasil em 2019 e hoje atua em 10 países da América Latina conectada a um ecossistema de mais de 1.500 parceiros e atendendo a mais de 70 marcas de clientes de médio e grande porte, entre eles grandes corporações como L'Oréal, Reckitt, Kellogg's, Unilever, Nestlé, Novartis e Pernod Ricard. A plataforma recebeu aporte dos fundos Chromo Invest, Quartz Investimentos entre outros investidores.
A plataforma B2B de soluções SaaS da Buson, empresa de tecnologia que oferece as melhores opções de passagens rodoviárias no Brasil, proporciona as viações soluções de vendas integradas aos caixas das agências de viagens, conectividade e gerenciamento de rotas, bem como a digitalização de processos, que podem ajudar o segmento.
Além disso, a empresa também está investindo na entrega de encomendas, com um software voltado para a gestão do transporte de encomendas, a solução de TMS “Encomendas”. Com o objetivo de controlar toda a operação logística, de forma integrada, acompanhando desde a cotação, planejamento e a execução da coleta, bem como o recebimento no armazém, o despacho da encomenda e o rastreio da mesma enquanto ela está na transportadora até a realização da entrega no seu destino final.
A startup visa revolucionar a educação por meio do aprendizado via chat com sua Inteligência Artificial que funciona pelo WhatsApp, aplicativo que atinge 99% dos smartphones do país. Sua tecnologia possibilita que profissionais de diversas áreas e funções se aprimorem de forma interativa, prática e rápida. A edtech já foi selecionada para programas como Estação Hack do Facebook, Google for Startups, além de presença em rankeamentos internacionais de inovação na educação como Holon IQ, GSV Cup, e Endeavor Scale Up.
Também anunciou recentemente ser uma das ganhadoras do Learning Engineering Tools Competition, disputa que selecionou os mais promissores projetos e plataformas de transformação da educação a partir do uso de novas soluções de tecnologia. Até o momento, impactou mais de 500 mil estudantes brasileiros com sua solução e atendeu grandes empresas, como Stone, McDonald’s, Grupo Fleury e BASF.
Empresa brasileira pioneira em fornecer tecnologia para assinaturas eletrônicas e digitais, a Clicksign une agilidade e segurança para melhorar a experiência de empresas e seus clientes e fornecedores. Com uma década de operação, a empresa foi acelerada por fundos como Astella, Redpoint eventures e Harvard Business School. Com soluções que utilizam tecnologia de ponta para garantir validade jurídica nos documentos assinados pela internet, a empresa leva, além de segurança, simplicidade e facilidade nos processos.
Com mais de 10 anos no mercado brasileiro, a Clicksign transacionou mais de 20 milhões de documentos assinados via plataforma, tendo 30 mil clientes atendidos por meio de 10 tipos de autenticações como Token via e-mail e Pix.
A Feedz é uma plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores. Com ela a empresa constrói equipes de alta performance e retém talentos. Simples para o colaborador. Completa para o RH e Poderosa para o Gestor. Todas as principais ferramentas de gestão de pessoas em um só lugar: Avaliação de Desempenho, OKR, Pesquisa de Clima, Termômetro emocional, Feedbacks Contínuos, PDI, 1on1, eNPS, e tudo isso gamificado. O propósito da Feedz é criar ambientes de trabalho mais felizes por meio de uma gestão mais humana e eficiente. Em três anos, a startup catarinense super premiada já transformou mais de 150 mil vidas em 1000 empresas pelo Brasil, como a Escola Conquer, Enjoei, Reclame Aqui, Lacoste, Danone, Dotz, Fbiz, Raccoon, Mallory, Grupo Soma (Animale, Farm), Grupo Gentil (Boticário, Quem disse berenice?) e PayGo, do grupo C6bank.
A Nethone é uma empresa SaaS de prevenção de fraudes financeiras que foi fundada na Polônia em 2016 e chegou ao Brasil no final do ano passado com a missão de oferecer aos comerciantes e fintechs uma poderosa ferramenta de combate a crimes virtuais. A Nethone oferece ao mercado uma solução que consegue identificar até mesmo fraudes sintéticas - modelo de crime em que a tecnologia é usada para criar perfis aparentemente reais e altamente detalhados de consumidores.
Analisando as impressões digitais e a biometria comportamental de cada usuário em tempo real, o sistema da Nethone impede com sucesso 95.3% de tentativas de roubo de contas (ATO - account takeover), ameaça cibernética que tem crescido em uma velocidade alarmante. Além do ATO, a Nethone tem tido sucesso em combate a fraude em aplicativos financeiros e de pagamento, com uma precisão de detecção acima da média de mercado e abordagem proativa, isto é, os engenheiros da Nethone observam o lançamento de ferramentas de fraudes e fazem engenharia reversa, preparando a ferramenta para ataques ainda não conhecidos, por exemplo, quando dados são vazados na Deep/Dark Web. A Nethone desenvolveu uma solução proprietária chamada "Know Your Users - KYU™" (conheça seus usuários), que se baseia em inteligência artificial e machine learning e permite a análise de mais de 5.500 características de impressões digitais e a biometria comportamental dos usuários das plataformas onde são realizadas as transações financeiras em tempo real.
Nubimetrics
A Nubimetrics é uma plataforma de Inteligência de Vendas que fornece informações valiosas para que as empresas possam impulsionar suas vendas online. Uma das soluções voltada para empresas e grandes marcas, é o Corporate, que ajuda profissionais a tomarem decisões certas para ter sucesso no e-commerce.
Com experiência na análise de grandes volumes de dados por meio de Big Data e IA, a Nubimetrics transforma esses números em rentabilidade sustentável para negócios online. E isso é a melhor forma para que grandes marcas aprendam a medir seus desempenhos e o de seus concorrentes para tomar as melhores decisões de vendas, e isso é válido para todo o tipo de indústria.
Com o crescimento do setor de logística e das compras on-line no período da pandemia, houve uma mudança no comportamento do consumidor e principalmente no tempo de exigência da entrega das mercadorias. Pensando nisso, as marcas precisam investir mais em logística eficiente. Atuante no setor, a RoutEasy é uma startup que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 350 clientes no Brasil e na América Latina, a Logtech aposta na inovação e otimização do segmento. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, Assim, a startup, fundada por Caio Reina, gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Royal Canin, Solística, Infracommerce, Magalu e DHL.
Líder global em smart data capture, ou captura inteligente de dados, a Scandit desenvolveu uma tecnologia que torna mais eficiente o escaneamento de códigos de barras, reconhecimento de textos, escaneamento de documentos de identidade, entre outras soluções. A tecnologia pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo móvel e reduz o custo e o tempo das operações, o que aumenta a satisfação do funcionário e do cliente das áreas de varejo, transporte e logística e manufatura que usam o Scandit para potencializar aplicativos móveis, como para compras móveis, checkout automático, gerenciamento de estoque, comprovante de entrega e rastreamento de ativos. As soluções da Scandit são utilizadas por empresas como Rappi, Sephora e Azul Linhas Aéreas.
Fundada em 2016, a SenseData tem como missão melhorar o relacionamento das empresas com os clientes, através do gerenciamento de Customer Success. A plataforma integra diversas fontes de dados para monitorar a base de clientes, criando uma visão completa de cada um dos seus clientes e gerando insights e ações reais a partir desses indicadores, auxiliando na proatividade e na geração de valor das empresas.
Sólides, HRTech líder no Brasil com foco em PMEs, oferece a única plataforma all in one e uma metodologia exclusiva que ajuda as PMEs a crescerem, e segue transformando a gestão de pessoas por meio de inovação e tecnologia. Seu principal objetivo é facilitar o modo como as empresas atraem, desenvolvem e retêm seus talentos, reduzindo o turnover e aumentando as vantagens competitivas de seus clientes. Em uma única plataforma, oferece as funcionalidades necessárias para os processos de RH e DP: Atração e Gestão de Talentos, Desenvolvimento e Performance, Engajamento e Retenção, Educação Corporativa, Benefícios, Serviços Financeiros e Rotinas de Departamento Pessoal. Também mantém o maior portal de educação de RH da América Latina, o RH Portal. Nos últimos três anos, a empresa cresceu 5 vezes e o número de clientes triplicou atingindo 12 mil empresas e mais de 4 milhões de vidas ativas gerenciadas por meio de sua plataforma, e desponta na liderança do segmento em meio ao ecossistema das Scale Ups no Brasil.
Em 2022, recebeu o maior aporte da América Latina de HRtech no valor de R$530 milhões e logo depois já realizou a aquisição da Tangerino, startup pioneira no mercado de controle de ponto digital que registra diariamente mais de 2 milhões de pontos. Essa aquisição faz parte da expansão da Sólides, ampliando sua atuação e oferecendo o melhor para as PMEs.
A STANDOUT é uma martech referência em inteligência em trade marketing digital que auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos nas páginas de produtos dos e-commerces. A companhia desenvolveu uma plataforma que permite a criação, edição, publicação de vitrines digitais, além da distribuição automática e em tempo real das mesmas em mais de 250 e-commerces.
A companhia aposta em tecnologia e inovação para consolidar a comunicação entre indústrias e o perfil de consumidor. Além de entregar as informações úteis sobre os benefícios e diferenciais dos produtos conforme as necessidades das indústrias, a martech coleta e fornece uma série de informações do que está acontecendo com a vitrine dentro dos e-commerces para as indústrias/marcas, o que é decisivo para futuras estratégias. Hoje eles estão trabalhando com mais de 300 marcas, entre elas Dove, Omo, Campari, Absolut, Oral B, e outras.
Criada em 2017, em Joinville, Santa Catarina, a Transfeera é uma fintech que oferece uma plataforma completa de gestão e processamento de pagamentos, cobrança e validação de dados bancários para empresas. Por meio da solução "Pagamentos", a fintech ajuda grandes empresas como Zé Delivery, Monetizze e Vakinha a organizar a parte operacional e facilitar as rotinas de pagamentos em um único lugar. Já a outra solução da startup, chamada "ContaCerta", atende apps como Ifood, Enjoei e Shopee, que usam a tecnologia da Transfeera para certificarem-se de que não houve nenhum erro no preenchimento de dados por meio da checagem de algoritmos e, em alguns casos, microdepósitos. Somando os dois serviços, a Transfeera conta com 359 clientes. Antes de adotar o PIX, a fintech atendia 153 clientes, um salto de 234%. Atualmente, a Transfeera atua de forma 100% PIX e já realiza mais de 1 milhão de transações nesse formato por mês.
A fintech passou pelo Programa de Capacitação do Startup SC, do Sebrae (2017), pelo InovAtiva Brasil (2017), e já foi incubada pela Softville. Também fez parte da segunda edição do programa de aceleração da Visa, no Vale do Silício (2019), e do Scale-Up Endeavor (2020 e 2021). Em 2020 recebeu aporte de R$3 milhões, liderado pelo Goodz Capital e com a participação de Bossa Nova Investimentos, Honey Island e Curitiba Angels. Também foi eleita startup revelação pelo Startup Awards, da ABStartups, principal premiação do setor no Brasil.
A Zeev desenvolve e fornece softwares com tecnologia low-code, permitindo que as empresas possam desenvolver os seu próprios softwares e aplicativos, com uma plataforma de gestão de processos em que qualquer pessoa torna-se capaz automatizar os processos da sua área ou equipe, sem a necessidade de conhecimento técnico na área de TI. Desse modo, a tecnologia proporciona melhoria na rotina de trabalho, auxiliando na organização, ganhando velocidade, produtividade, e padronizando processos para um fluxo de trabalho mais fluído. Um dos diferenciais do uso do software é a sua implementação em diferentes portes de empresas, de enterprises até pequenas e médias. A Zeev conta com colaboradores por todo Brasil e clientes distribuídos em 6 países.
“Nossa proposta é conectar departamentos e fazer o trabalho fluir com leveza, otimizando resultados e favorecendo a escalada das empresas. Temos ampla experiência na área.”, explica o CEO da empresa, José Roberto de Lazari.