A API do WhatsApp Business permite que os consumidores possam fazer uma compra dentro do app em poucos cliques, além de tirar dúvidas, resolver problemas e acompanhar suas entregas. Para empresas que não têm verba nem público para investir em soluções maiores, a solução cai muito bem.
"Para as empresas, há facilidades, como mensagens automatizadas e gestão centralizada, agilizando a solução de problemas e aumentando a satisfação dos clientes”, explica Rafael Souza, CEO da Ubots, startup especializada em soluções de relacionamento digital e inteligência artificial.
Para potencializar os resultados do negócio ao usar o aplicativo, o executivo traz cinco dicas:
A API permite, por exemplo, enviar notificações ao cliente que não sejam promocionais, como alertas sobre o transporte e a entrega de produtos. "São pequenos cuidados que agregam valor ao relacionamento e aumentam a satisfação e a fidelização”, aponta Souza.
Além disso, as empresas devem usar uma linguagem simples e oferecer atalhos durante o atendimento. Quanto menor for o tempo de atendimento e de resoluções de dúvidas e problemas, maior será a satisfação do consumidor.
As etapas de atendimento podem ser centralizadas no WhatsApp, algo conveniente pelo cliente. Afinal, é um canal que todos acessam, de uso fácil e diário.
O WhatsApp Business tem recursos que permitem às empresas entender melhor o perfil do público e suas necessidades, como as estatísticas de acesso e integração com anúncios do Facebook. Com isso, conseguem planejar melhor serviços, produtos e promoções.
Os softwares que simulam a conversação humana podem ajudar a estreitar o relacionamento com os clientes. Os chatbots podem ser usados em atendimentos híbridos — que mesclam mensagens automatizadas e personalizadas com atendimento humano — e a solução traz redução de custos e aumento na satisfação.
Fonte: Ubots (via press release)