02/09/2022 às 16h45min - Atualizada em 03/09/2022 às 00h00min
Mais de 1200 estudantes uniram Inteligência Artificial aos conhecimentos de Robótica
Evento realizado pela VIAMAKER® Education, em parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), reuniu estudantes dos Ensinos Fundamental I, II e Médio.
SALA DA NOTÍCIA Ricardo Berlitz
https://festivalderobotica.com/
Divulgação/Berlitz Comunicação O uso da Inteligência Artificial, para as mais variadas finalidades, é uma prática recorrente e cotidiana para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Apesar da fácil usabilidade, o que está por trás é a tecnologia. Aliar os conhecimentos tecnológicos à educação foi o grande desafio para meninas e meninos durante a 6ª edição do SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA, realizada no último fim de semana (27 e 28/8), no Parque Tecnológico de Sorocaba (SP), que reuniu mais de 1200 estudantes dos Ensinos Fundamental I, II e Médio. O evento foi coorganizado pela VIAMAKER® Education e pelo Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Nas coopetições (competição + cooperação), todos os estudantes, divididos em 112 equipes, sendo 56 do Fundamental I e 56 equipes do Fundamental II e Ensino Médio, tiveram como desafio colocar na prática a aplicação da Inteligência Artificial unida aos conhecimentos de Robótica – este ano, o https://festivalderobotica.com/ teve como temática central “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”, para inserir parte da agenda mundial adotada pelas Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável voltado à educação e integrando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS – 4 Educação) às discussões que envolvem a Inteligência Artificial centrada no ser humano. “Muito além de uma mera competição de robótica, o FESTIVAL incentiva os estudantes a aprender a pensar. Isso não é moda, não é algo passageiro, eles vão levar isso para toda a vida. Por isso, as metodologias ativas são ferramentas que possibilitam descobrir talentos dentro da escola, e como podem ser úteis para aplicar esse conhecimento e contribuir para a sociedade. É neste contexto que se inserem aspectos cognitivos, socioemocionais, trabalho em equipe, que é entregar algo de forma coletiva, uma das premissas da robótica”, enfatiza Marcos Pollo, Diretor Educacional da VIAMAKER® Education. A expertise da VIAMAKER® Education no desenvolvimento de programas para o segmento educacional, utilizando conhecimentos maker, robótica, programação e STEAM, une o aprendizado em sala de aula às propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteiam os currículos dos sistemas e redes de ensino. “A proposta do FESTIVAL é promover a ciência e a tecnologia de forma divertida, mas com aprendizagem. As crianças, a partir dos 6 anos de idade, têm que programar robôs e executar tarefas, fazer projetos de pesquisa e, como parte das competições, há uma avaliação do quanto elas trouxeram de informação e o que aprenderam e mostraram sobre Inteligência Artificial, tema proposto este ano pensado para colocar em evidência o nosso programa de educação tecnológica ASTROMAKER®, para que enxerguem a realidade e como a tecnologia é usada de fato, que faça sentido para estes estudantes, dentro do que chamamos em educação de aprendizagem significativa”, explica Daniel Lorenti, CEO VIAMAKER®️ Education. Ao adotar a temática “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”, o SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA se alinha à educação do século XXI, permeada por variadas e abrangentes questões que devem oferecer aos estudantes as ferramentas para que possam lidar com demandas atuais e de um futuro cada vez mais próximo. “O FESTIVAL superou todas as nossas expectativas, foi literalmente SUPER e sentimos a animação contagiante das pessoas durante os dois dias do evento”, conta William Correa, Head de Marketing da VIAMAKER® Education. “E foi um momento importante de aproximação com os colégios parceiros da VIAMAKER®, porque há dois anos não realizávamos um evento presencial e nós sabemos o quanto o FESTIVAL potencializa o aprendizado e faz os olhos dos estudantes brilharem”, conclui William que, ao lado de Marcos Pollo, foi também apresentador do FESTIVAL. Depois de um hiato de dois anos em virtude da pandemia, a 6ª edição SUPER FESTIVAL DE ROBÓTICA foi um sucesso. Nos dois dias, o evento teve recorde de público entre participantes e visitantes. “O Super Festival de Robótica mais uma vez foi um grande sucesso. Há dois anos, o evento não acontecia e, nesta retomada, novamente o Parque Tecnológico de Sorocaba foi escolhido para que aqui fosse organizado em parceria com a VIAMAKER®️ Education. Tivemos mais de 2500 pessoas no evento e tudo isso para atender crianças e adolescentes de diversas escolas e poder vislumbrar o quanto o projeto da VIAMAKER®️ Education é importante para a educação. É sempre muito gratificante também porque mostra o que temos de mais moderno, atual e tecnológico para a educação. Espero que, num futuro próximo, estes estudantes possam enveredar neste segmento de atuação, que será cada vez mais importante para o Brasil”, avaliou Nelson Cancellara, presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O colégio Simetria, de Guarulhos, venceu o Desafio ASTROMAKER® do Super Festival de Robótica, entre os estudantes do Ensino Fundamental I. Na disputa entre os estudantes dos anos finais (Fundamental II), o Colégio Portal, de Sorocaba, ficou em 1º lugar. Como parte importante do FESTIVAL, a VIAMAKER® Education incentivou ações solidárias, como a doação de alimentos. Nesta edição, foram mais de 3,4 toneladas de alimentos arrecadados, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Sorocaba. O Colégio Tato, de Jundiaí, recebeu o “Prêmio Equipe Mais Solidária” nos dois dias do FESTIVAL, arrecadando 1318,2 Kg, no sábado, e 296,8 Kg, no domingo, totalizando mais de 1,6 tonelada de alimentos para doação. Confira a seguir os vencedores do Super Festival de Robótica: Ensino Fundamental I – Desafio ASTROMAKER® - Equipes: 1º Lugar - CS PLAY 2º Lugar - CEAS MAKER FUND 1 3º Lugar - VIDAS MAKER 4º Lugar - URSOPLAY 5º Lugar - BONVENUTO ONE Ganhador na categoria “Integração”: WALL-G Ganhador na categoria “Animação e Entusiasmo”: AVANTE OBEDE Ganhador na categoria “Ideias Incríveis”: SHARKIRADOS JUNIOR Ganhador na categoria “Compartilhar”: JANPEX JR Ganhador na categoria “Trabalho em Equipe”: VIDEIRA TEAM Ganhador na categoria “Maker”: ASTROGENIUS PARTICIPAÇÃO Ganhador na categoria “Design”: TATO ROB Ganhador na categoria “Equipe Mais Solidária”: TATO ROB Ganhador na categoria “Internet”: TREE OF LIFE Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Desafio ASTROMAKER® – Equipes: 1º Lugar - NEUROBÓTICOS II 2º Lugar - COEDUCAR TEAM 3º Lugar - DECEPTICONS 4º Lugar - EINSTEIN 5º Lugar - ACEI 2 ILHABELA 6º Lugar - TEAM SAFFIRA 7º Lugar - SKY TECH 8º Lugar – ASTROCULTURAL Ganhador na categoria “Animação e Entusiasmo”: CCP PENHA I Ganhador na categoria “Estrela Iniciante”: COEDUCAR TEAM Ganhador na categoria “Integração”: G-3TO Ganhador na categoria “Equipe Mais Solidária”: TATO ROBÓTICOS VIAMAKER® Education: https://viamaker.com/ Parque Tecnológico de Sorocaba: https://parquetecsorocaba.com.br/