Os avanços tecnológicos vêm transformando os hábitos de consumo e também o grau de exigência dos consumidores, o que estimula empresas a reverem constantemente suas estratégias de marketing e relacionamento. Na era do phygital, integração do mundo físico ao digital na experiência do consumidor, o desafio se tornou ainda maior.
“O consumidor de hoje migra entre o físico e o digital todo o tempo e quer sentir fluidez nas suas jornadas, além de facilidade e conveniência. Há diversas estratégias que facilitam essa integração e essa fluidez, proporcionando melhores experiências aos clientes, fidelização e garantindo assim competitividade no mercado”, afirma Rafael Souza, CEO da Ubots, startup especialista em relacionamento digital.
Rafael lista estratégias que trazem resultados promissores para o relacionamento com o consumidor e ajudam a construir uma jornada mais satisfatória para ele.
Adote o Digital First
O Digital First ou “primeiro contato digital” é a estratégia que prioriza os canais digitais como primeiro ponto de contato das pessoas com as marcas. Diferente do omnichannel, em que o cliente escolhe por meio de qual canal se comunicar, no digital first, a ideia é que cada consumidor passe por uma espécie de triagem e seja guiado para o canal mais assertivo, de acordo com a sua necessidade. Com isso, uma pequena porcentagem dos consumidores chega aos canais mais caros da operação, porque a maioria tem seus problemas ou dúvidas solucionados antes disso.
“Além de reduzir os custos operacionais com um gerenciamento mais eficaz dos canais de comunicação, o digital first traz uma maior satisfação dos clientes. A jornada do consumidor é guiada, mas não de forma que desumanize o atendimento. Ao contrário, o foco é atender as necessidades do consumidor de maneira mais eficiente. Essa é a grande vantagem do digital first sobre o omnichannel”, explica o CEO.
Ofereça uma experiência integrada
Redes sociais, aplicativos e sites são importantes ferramentas de comunicação. Elas permitem que os consumidores pesquisem produtos, definam suas compras e compartilhem experiências. Soluções de relacionamento digital, com inteligência artificial, integradas a esses canais podem proporcionar melhores experiências. Um exemplo é a utilização de chatbots - softwares que simulam a conversação humana.
As empresas conseguem centralizar as vendas e o relacionamento com clientes e consumidores, tudo de forma conversacional por meio dos chats existentes nas redes sociais. 84% dos consumidores experimentaram apps mensageiros para se comunicarem com as marcas, aponta o relatório CX Trends 2021.
“A tecnologia pode atuar em toda a jornada do cliente, tornando a relação com ele mais próxima e assertiva. Um fluxo conversacional bem desenvolvido, além de otimizar atendimento e relacionamento, contribui com outros aspectos do negócio, como marketing, vendas, cobrança e apoio ao backoffice”, finaliza Rafael.
Sobre a Ubots
A Ubots é especialista em soluções de relacionamento digital, por meio do uso de inteligência artificial. A startup utiliza uma plataforma própria desenhada para cenários de atendimento, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido.
Desde 2016 no mercado, recebeu importantes premiações, entre elas: Sebrae Like a Boss, ABComm, TOP1 Customer Service, TOP Raking Empreendedorismo Negro e Capital Empreendedor. Além disso, a Ubots já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation e Cubo do Itaú.