Com a crescente importância do RH como parte estratégica de negócios, a transformação digital se tornou um alvo muito mais relevante para os líderes desse setor. Dados de uma pesquisa latinoamericana da Deloitte apontam que cerca de 81% das organizações já consideram o RH Digital “importante ou muito importante” e 56% das companhias afirmaram que buscam transformar os processos do setor de forma a incorporar as novas tecnologias.
Com o avanço da tecnologia, certamente ninguém quer voltar para a fase em que o responsável pelo recrutamento sentava de frente a uma pilha de currículos atrás de um profissional com muita experiência para ocupar uma vaga. Hoje, as empresas preferem contratar novos colaboradores de acordo com o fit cultural da empresa e por suas soft skills.
Nesse sentido, contratar softwares para avaliar o clima organizacional, medir a felicidade no trabalho ou ainda investir em uma plataforma de treinamento de ponta têm sido fundamentais para construir um RH digital eficiente e assertivo, pois simplifica o processo de acesso às informações essenciais de todos os funcionários e otimiza a tomada de decisões, uma vez que todos os dados ficam instantaneamente acessíveis e atualizados.
Operar em um ambiente digital, auxiliado por plataformas modernas e metodologias inovadoras, altera significativamente o nível de entrega do RH. É o que tem feito o Voors, a 99jobs e a Niduu, tecnologias que estão transformando os RHs de grandes empresas brasileiras.
O Voors, plataforma de comunicação interna, performance e engajamento, desenvolvida pela Viasoft, empresa especializada em software de gestão, acompanha e analisa o cotidiano dos colaboradores, munindo o gestor de dados para facilitar o desenvolvimento da equipe, com foco em resultados, além de permitir o acompanhamento das tarefas diárias dos colaboradores. Por trás da Voors, há um recurso de inteligência artificial que fornece informações para líderes, incluindo leitura do comportamento do colaborador e análises de desligamento de pessoas, que permitem identificar possíveis insatisfações e gargalos sentidos pelos colaboradores. Com isso, o profissional de RH pode traçar ações focadas, visando a resolução de problemas sentidos que muitas vezes passam despercebidos pelos chefes diretos. Há ainda uma camada de business intelligence, que permite obter análises de rotatividade, perfil, remuneração e até gerar cruzamentos de metas com resultados para avaliar performance. A Voors dispensa o uso de muitas ferramentas, porque entrega todas as funcionalidades em uma mesma plataforma.
Por meio da plataforma Eleven, a 99jobs oferece um sistema que possibilita o gerenciamento centralizado de dados de candidatos, otimizando o tempo dos recrutadores. Há quase nove anos no mercado, já auxiliou no processo seletivo de mais de 150 mil pessoas que foram contratadas por meio da tecnologia. O software gera resultados singulares com a automação na triagem dos candidatos e o teste da 99match, que identifica o perfil das pessoas e as recomenda para as empresas com valores de trabalho compatíveis. Além disso, possui profissionais referência no mercado que atuam em consultoria para tornar os processos seletivos mais condizentes com a realidade de grupos minorizados (pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres, entre outros).
Com a pandemia, muitas empresas precisaram adaptar os seus treinamentos para serem realizados a distância. A Niduu, aplicativo que usa os elementos de games e microlições para desenvolver colaboradores, oferece treinamentos de forma fácil e rápida no celular. Fundada em 2017, a startup já capacitou mais de 380 mil colaboradores, registrando uma taxa de engajamento de mais de 80%. Presente em 19 estados, a solução em treinamentos gamificados atinge colaboradores de todos os níveis de formação, por utilizar uma plataforma desenvolvida para o mobile, pensando, inclusive, no público que tem um celular com baixa capacidade de armazenamento ou memória e uma internet limitada.
Além das plataformas que ajudam o RH, é importante preparar os colaboradores para as novas tecnologias, e, ainda, para o escritório virtual que muitas empresas passaram a oferecer com a popularização do trabalho remoto. Em geral, as organizações costumam tratar a transição para cloud office como uma atividade centrada em TI. No entanto, o sucesso do projeto de implantação das ferramentas de escritório em nuvem depende diretamente do engajamento dos funcionários.
A ilegra, empresa global de design, inovação e software, oferece aos seus parceiros o produto de Digital Workplace, um apoio na preparação da cultura e construção de capacidades para os times ‘fazerem acontecer’ nas estratégias digitais. A ideia é promover o engajamento e suavizar a adoção de novos processos e tecnologias, desenvolvendo a destreza digital dos seus colaboradores.