Não é novidade que o mercado de vídeos corporativos cresceu durante a pandemia e que a maioria das empresas já percebeu que o formato é a maneira mais assertiva para a comunicação com clientes, fornecedores e funcionários. Sendo assim, não basta ser feito um vídeo, o material precisa estar em conformidade com os objetivos de negócios das empresas e presente no formato e plataforma corretos. Todo este material é consumido por pessoas, mas principalmente feito por elas. Assim, é necessário que os profissionais tenham as habilidades adequadas para tal.
Por isso, Simone Cyrineu, CEO da thanks for sharing, produtora de vídeos em animação 2D para o mercado corporativo, citou 5 habilidades necessárias para o profissional 4.0 do mercado audiovisual:
Resiliência e adaptabilidade:
Para lidar com diferentes demandas, empresas e colegas de trabalho ao mesmo tempo, é necessário que o profissional do audiovisual seja resiliente para atuar em diferentes frentes e com distintos perfis de pessoas. Além disso, porque os vídeos possuem mais de uma etapa, os clientes dão feedbacks constantes sobre os materiais produzidos e é preciso fazer alterações e, às vezes, refazer o vídeo.
Domínio das janelas de exibição:
Janela é um período de exclusividade de um conteúdo em determinada mídia, sendo assim, dominar a janela de exibição de um vídeo tem a ver com identificar quanto tempo esse conteúdo será exclusivo para um determinado público e, consequentemente, por quanto tempo os consumidores ficarão interessados e engajados por eles. É essencial que o profissional de audiovisual tenha domínio das diferentes tipos de janelas atuais - e que são muitas no universo digital - para identificar oportunidades e periodicidades para seus clientes.
Habilidade de organização:
“Para que o prazo das entregas seja cumprido, é importante que o profissional do audiovisual esteja organizado com os materiais brutos e de acordo com um cronograma de trabalho estabelecido com seus colegas internamente e externamente com as marcas e clientes. Afinal, também estamos falando sobre fidelização de clientes e cumprimento de prazos é um ponto essencial”, explica a especialista.
Visão Estratégica:
Ter uma visão estratégica do negócio é essencial tanto estéticamente falando para o material do vídeo em todas as suas etapas quanto na produção deste no sentido de avaliar se os objetivos estão sendo cumpridos e se a condução do vídeo está sendo a melhor de acordo com a estratégia anteriormente definida com os clientes. A visão estratégica também é essencial na entrega final do material, traçando um olhar crítico e comparando com as expectativas de quem vai receber o vídeo em questão.
Habilidade de comunicação:
Um profissional de audiovisual precisa saber apresentar e traduzir uma proposta para diversos níveis hierárquicos e segmentos para ser versátil. “Ser entendido por pessoas que pensam e são diferentes é uma habilidade essencial para quem trabalha com público, clientes e comunicação”, finaliza a CEO.