MENU

09/09/2022 às 12h05min - Atualizada em 11/09/2022 às 00h01min

Fundação do Livro e Leitura divulga programação de setembro

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga a sua programação para o mês de setembro. A agenda começa neste sábado (10/9), às 18 horas, na sede da instituição (Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, Jardim América, em Ribeirão Preto) que recebe mais um encontro do “Cine Fórum”. Dessa vez, o filme exibido e, posteriormente, comentado, será “Christine”. A programação inclui ainda mais um encontro do Clube do Livro, no dia (17/9), com a obra “Matadouro 5”, do escritor estadunidense Kurt Vonnegut. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

No Cine Fórum deste mês, comandado pelos gêmeos André e Marcos de Castro, discutirá o longa ‘Christine’, de 2016. O drama é dirigido pelo diretor estadunidense, Antonio Campos, e baseia seu enredo na história real de uma repórter de televisão da década de 1970, Christine Chubbuck (Rebecca Hall) que luta contra a depressão e frustações profissionais enquanto tenta progredir em sua carreira, até o dia que comete suicídio ao vivo – uma forma que encontrou de criticar matérias sensacionalistas. Para Marcos de Castro, o filme é esquecido por não ter sido lançado amplamente e acabou ficando ausente dos streamings mais famosos. “O público precisa conhecer essa história, por mais que sabemos qual é o final. Mas, a angústia está presente do começo ao fim”, adianta, revelando uma injustiça no Oscar de 2017, que não premiou a estatueta para Rebecca Hall, que interpretou Christine, e sim para Emma Stone, por seu papel em ‘La La Land’.


“Em uma época como a que estamos vivendo, é difícil de definir o que é “fake news” ou “real news” (notícias falsas ou verdadeiras). Esta é a principal reflexão que ‘Christine’ pode trazer”, conclui.

Clube do Livro

No sábado (17/9), às 16h, acontece o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O encontro acontece online, através da plataforma digital da instituição e será ministrado pela bibliotecária, Gabriela Pedrão. A obra discutida neste mês é “Matadouro 5”, do escritor estadunidense Kurt Vonnegut.

O livro traz o humor e estilos únicos de Kurt, que o fizeram se tornar um dos escritores mais importantes da literatura norte-americana. Ele foi capaz de escrever sobre a destruição da cidade de Dresden, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, sem sensacionalismo. Nesta obra, ele cria uma história imaginativa, engraçada e quase psicodélica, situada entre uma introdução e um epílogo autobiográficos.

Serviço:
“Christine” (2016)
Data: 10 de setembro (sábado)
Horário: 18h
Sinopse: A história de Christine Chubbuck, uma repórter de TV dos anos 1970 lutando contra a depressão e frustrações profissionais enquanto tenta progredir em sua carreira, até o dia em que cometeu suicídio ao vivo para criticar matérias sensacionalistas. Baseado em fatos reais.
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto - Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto

Clube do Livro
Obra: “Matadouro 5”, de Kurt Vonnegut
Data: 17 de setembro (sábado)
Horário: 16h
Transmissão: Plataforma da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (https://chat.whatsapp.com/GFadAdRLw1fIjavTDLEGbD)

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp