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15/09/2022 às 16h51min - Atualizada em 16/09/2022 às 00h00min

Negócio em expansão: Startup usa biometria facial para melhorar experiência das pessoas em jornadas diárias

O faturamento da Unike saltou 3.078% e fechou o ano em 10,5 milhões de reais.

SALA DA NOTÍCIA Redação Tech
https://unike.tech/

UNIKE

O empreendedor baiano André Barretto tem ojeriza a passar perrengue na balada — perder tempo para entrar num bar, demorar até conseguir pagar a comanda; e a lista vai longe. Tudo isso o levou a fundar alguns negócios de biometria facial. O primeiro deles, em 2016, foi o ZigPay, um app de gestão de eventos alvo de aporte de 40 milhões de reais em 2021 de um grupo de investidores de peso, como Edgard e Diogo Corona (­Smart Fit) e Ricardo Goldfarb (Lojas Marisa).


Em 2019, às vésperas da pandemia, Barretto abriu a ­Unike Technologies, uma startup com sede em São Paulo dedicada ao uso de biometria facial para, nas palavras dele, facilitar o vaivém de pessoas. “Somos uma ‘frictech’, uma empresa de tecnologia dedicada a reduzir atritos em operações simples do dia a dia”, diz Barretto. Em 2021, o negócio bombou. O faturamento da Unike saltou 3.078% e fechou o ano em 10,5 milhões de reais

O que explica o interesse pela identidade digital num momento de atividades sociais restringidas pela pandemia, como foi o ano passado? A aversão ao contato físico é uma das explicações. A tecnologia desenvolvida por Barretto combina câmeras e algoritmos para relacionar a imagem do rosto de alguém a outros dados, como contas bancárias. Tudo isso para limar a necessidade de tirar um cartão de crédito do bolso para pagar por um produto.

Na quarentena, Barretto passou a vender a lojistas ansiosos por soluções para convencer os clientes a sair de casa. Em outra frente, criou produtos específicos para nichos. Um deles foi o de indústrias interessadas em trocar o cartão de ponto dos funcionários pela biometria. Outro foi para empresas de logística em busca de agilidade no delivery. “Estávamos na hora certa, no lugar certo e com o produto certo”, diz. A volta dos eventos presenciais trouxe novos clientes para a Unike. É o caso de cinemas e de parques temáticos — o Beach Park, complexo aquático no Ceará, é um deles. 

Com a inovação, o resort foi vencedor do prêmio TOTVS Brasil que Faz 2022, que reconhece o desenvolvimento de cases de digitalização em empresas nacionais. “Essa premiação é mais uma confirmação que a tecnologia da UNIKE eleva o ganho operacional e o impacto financeiro das empresas”, analisa.


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