23/09/2022 às 10h27min - Atualizada em 25/09/2022 às 00h01min
Educação maker no currículo da Pedagogia
Brasil ganha primeiro laboratório de educação maker exclusivo para formação de professores.
SALA DA NOTÍCIA Anna Cecilia Galvão de França
https://cgceducacao.com.br/index.php/2022/08/24/educacao-maker-no-curriculo-dos-professores/
Instituto Singularidades A educação brasileira ganhou no último mês uma grande inovação na formação dos seus profissionais com o recém inaugurado primeiro laboratório de educação maker exclusivo para a formação inicial e continuada para educadores. O Lab Sing é uma iniciativa do Instituto Singularidades e do Transformative Learning Technologies Lab (TLTL) da Universidade de Columbia (EUA) com apoio da Fundação Telefônica Vivo, Fundação Lemann e Imaginable Futures. Ele foi desenhado para viabilizar projetos envolvendo a educação construcionista ou “mão na massa”, com ferramentas de última geração em robótica, prototipagem, fabricação digital, marcenaria, entre outras. O TLT Lab da Universidade de Columbia contribuirá com sua larga experiência e metodologia própria em programas de educação construcionista por meio do Programa FabLearn, já presente em vários países como Dinamarca, Estados Unidos, Finlândia e Tailândia, que integra laboratórios maker na educação formal. O Instituto Singularidades trará sua reconhecida competência na formação inicial e continuada de professores. O Instituto Singularidades terá o primeiro curso de pedagogia a adotar a educação maker e construcionista na formação inicial de professores, incorporando-a ao currículo do curso. Paulo Blikstein, professor da Universidade de Columbia, ressalta que “muito se fala de educação maker, mas seu impacto na educação pública ainda é pequeno. Esperamos que esse projeto mostre que é possível levar inovação para a rede pública, onde ela é mais necessária.” O projeto-piloto começará na rede municipal de São Paulo, com o objetivo de ampliar essa prática para todas as escolas da rede pública do município. Inicialmente, professores e gestores de 26 escolas de tempo integral serão contemplados, além de formadores das 13 Diretorias Regionais de Ensino e gestores da secretaria. A coordenadora do LabSing, Tathyana Gouvêa, explica que o Singularidades e o TLTL "criarão, junto com os professores orientadores de educação digital e de ciências, sequências didáticas para os laboratórios das escolas da rede, garantindo a aplicação do currículo a partir da aprendizagem mão na massa e baseada em práticas. Esta iniciativa está alinhada com o objetivo do Singularidades de ser um centro de inovação e excelência na formação de professores, mantendo seu compromisso com a rede pública”. O programa prevê que ao final do projeto os formadores sejam multiplicadores em cada uma de suas respectivas Diretorias Regionais de Ensino. O Instituto Singularidades é uma instituição de ensino superior focada na formação de professores e gestores educacionais com sólida experiência acadêmica e prática na sala de aula. O TLT Lab, da Universidade de Columbia (EUA), é dirigido pelo brasileiro Paulo Blikstein, e um dos mais importantes centros do mundo na pesquisa e implementação de programas inovadores de educação STEM, atuando em mais de 10 países.