13 de outubro de 2022
Os dados da pesquisa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, da Kaspersky, evidenciam a falta de hábitos digitais que prezem pela segurança. Segundo o estudo, quase 20% das pessoas do País tiveram seu cartão de crédito utilizado sem autorização por terceiros, número importante quando é levado em conta a quantidade de pessoas que utilizam este meio de pagamento.
O cartão de crédito é o meio de pagamento mais comum no Brasil. De acordo com levantamento da Serasa, cerca de 70% dos brasileiros possuem três ou mais cartões. No entanto, ao que parece, os bons hábitos digitais não acompanham a popularidade da utilização do meio de pagamento. Uma prova disso é que os brasileiros são os latino-americanos que menos acreditam nos riscos de cadastrar dados de cartão de crédito em aplicativos ou sites (69%).
Segundo Fabio Assolini, diretor da Equipe de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, confiar cegamente em um site dando-lhe seus dados do cartão de crédito é uma das formas mais comuns de ser hackeado. “O consumidor está acostumado com as mensagens falsas, como no período de lançamentos de filmes populares - Homem Aranha 3 e Viúva Negra – nas quais pedem informações do cartão. Já o segundo método que os criminosos mais usam é o ataque direto a empresas com muitos clientes – pois, com um ataque bem-sucedido, se consegue uma grande quantidade de cartões para realizar fraudes. Um exemplo conhecido são os ataques do grupo Magecart, que conseguem infectar sites e capturar números de cartão no momento em que são digitados. Outro exemplo é grupo brasileiro Prilex, que infecta estabelecimento comerciais e realizar transações fantasmas nos cartões das vítimas”, explica.
Apesar dessa realidade existir, o estudo mostra que os brasileiros não se preocupam com esse risco, pois cerca de metade deles (48%) possuem cartões de crédito cadastrados em sites ou apps. Neste quesito, Brasil e Argentina (47%) lideram com folga o ranking que deixam os dados de pagamento salvos nos serviços online.
“Como especialista de segurança, acompanhamos quando um ataque a empresas se torna público, faz parte do nosso trabalho. Mas o cidadão comum não presta atenção, muitas vezes ele até deleta o e-mail com o comunicado oficial, pois acho que é um spam ou promoção. Como consequência, o criminoso pode realizar fraude livremente. Esta é uma cultura que temos que mudar, as pessoas precisam tomar medidas mínimas para se protegerem. Em caso de ciberataque, o cliente final não tem responsabilidade, mas ele pode ter prejuízos e tem a oportunidade de evitá-los”, destaca Assolini.
Para prevenir fraudes no cartão de crédito, a Kaspersky oferece as seguintes recomendações:
A pesquisa completa “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas” pode ser encontrada aqui.
Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. Seu conhecimento detalhado de Threat Intelligence e especialização em segurança se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança inovadores para proteger empresas, infraestruturas industriais, governos e consumidores finais do mundo inteiro. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui excelentes soluções de proteção de endpoints e muitas soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e ela ajuda 240.000 clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles. Saiba mais no site da empresa.