Controlar melhor os dados e ter a visibilidade sobre os resultados das companhias é cada vez mais necessário para a prosperidade dos negócios, independente do ramo ou porte. A ‘era digital’ trouxe consigo uma imensa pressão para melhorar, dimensionar, consolidar e otimizar aplicativos para atender às necessidades dos usuários finais. Para que isso seja possível é necessário que a infraestrutura dos data center acompanhe a evolução que a transformação digital impõe.
Uma arquitetura de dados moderna permite que as empresas consumam e interpretem informações para que possam antecipar as mudanças do mercado e tomar decisões estratégicas. Neste sentido, três fatores-chave certamente influenciarão na decisão de adotar uma estratégia moderna para que as companhias sigam competitivas: Custos, armazenamento (espaço físico e o surgimento de dados não estruturados) e Segurança.
No que se refere a valores, é inegável que toda e qualquer companhia enxerga a redução de custos como fator número um em qualquer processo, afinal quem não quer economizar dinheiro, especialmente em tempos imprevisíveis?
Modernizar o data center pode gerar economia de custos, pois desta forma será possível consolidar ativos subutilizados, melhorar a refrigeração, utilizar pontos de entrega de alta densidade (PODs) e aumentar as práticas de manutenção preventiva. Tudo isso pode ser feito com um orçamento relativamente baixo. As tecnologias convergentes que melhoram a eficiência de seu data center também podem gerar uma grande redução de seus custos operacionais como energia elétrica, por exemplo.
Já sobre armazenamento e espaço físico é preciso entender que o mundo digital há algum tempo deixou de ser tendência e passou a ser a realidade dentro do contexto atual devido ao aumento de dados não estruturados. Isso pode ter um grande impacto na modernização de seu data center porque traz não apenas desafios de armazenamento, mas também os desafios de processar a infinidade de tipos de dados. O data center de uma organização de TI deve ser mais ágil, escalável e responsivo do que nunca para lidar com o crescimento exponencial de dados na era digital. Maior escalabilidade significa a capacidade de gerenciar o crescimento exponencial de dados criados pela Internet das Coisas (IoT), vídeos, fotos, arquivos e aplicativos. A flexibilidade para adicionar mais espaço de armazenamento ao seu sistema agrega valor ao lidar com suas diversas cargas de trabalho e garante que sua infraestrutura possa suportar os requisitos de dados do futuro.
Por fim, o fator segurança e confiabilidade é primordial, pois as empresas estão recorrendo à modernização para fornecer segurança adicional aos riscos óbvios de tempo de inatividade, frutos da infraestrutura antiga. As soluções em nuvem, que quase sempre estão incluídas na modernização do data center, atuam com proteções adicionais incluindo o armazenamento de backup com proteção contra alterações de dados – imutabilidade - para recuperação de dados perdidos por causa de equipamentos danificados ou comprometidos por ataques cibernéticos.
Além disso, os data centers modernos podem levar a uma maior confiabilidade e conectividade para o crescimento da empresa. Um data center moderno possui segurança integrada para ajudá-lo a proteger dados, aplicativos e infraestrutura para que seja possível atender aos requisitos de conformidade.
Segundo o Gartner, os gastos mundiais com sistemas de data center devem crescer 4,7% ao fim de 2022, chegando a US $226,4 bilhões. Com a modernização da infraestrutura do data center, os departamentos podem escalar de maneira rápida e fácil para atender às demandas de negócios em constante evolução. *Carlos Longo é gerente de pré-vendas Data Center da Added