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14/10/2022 às 15h09min - Atualizada em 16/10/2022 às 00h00min

O que os consumidores procuram online?

Por Juliana Vital, da Nubimetrics*

SALA DA NOTÍCIA Nubimetrics
https://www.nubimetrics.com/

Divulgação

O crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos não trouxe apenas uma explosão de novos vendedores e marcas no canal online. Os consumidores também se tornaram mais exigentes e dispostos a encontrar o que desejam sem hesitação.
 

A informação como ferramenta essencial

Diferente do varejo off-line, onde ler e prever as necessidades dos compradores exige, em grande medida, uma análise presencial mais lenta. O mundo online, hoje, nos dá a possibilidade de processar grandes volumes de dados em tempo real para obter informações.

Isso significa que é possível entender as necessidades e desejos dos consumidores quase que no momento em que eles os expressam, o que dá uma grande vantagem na hora de pensar em quais produtos vender e como oferecê-los, sem perder tempo e dinheiro.


Conheça as palavras-chave

Não existe um indicador melhor de desejo do que as palavras que usamos para expressá-lo. E, no e-commerce, boa parte das necessidades dos compradores online são expressas em suas pesquisas e nas palavras-chave que utilizam.

Por exemplo, quando um comprador que procura por um fone de ouvido novo com bluethooth, certamente pesquisará as palavras fones de ouvido ou fones de ouvido bluethooth nos buscadores da loja online ou marketplace para encontrar as ofertas disponíveis para esse produto. Da mesma forma, se tiver seu desejo um pouco mais definido, pode ser que inclua mais detalhes, como: fones de ouvido sem fio ou fones gamer.

Ao conhecer e analisar as palavras-chave que os consumidores utilizam e seu volume de buscas, saberemos quais são suas necessidades e como devemos interpretá-las. Sendo este último, um ponto muito importante, pois algumas vezes os internautas podem pesquisar por um produto usando termos semelhantes, com ou sem erros ortográficos, mas que acabam sendo palavras-chaves com um grande volume de buscas.


Acompanhe tendências e analise os produtos mais vendidos

As tendências de consumo estão diretamente relacionadas às palavras-chave e são resultado de um conjunto de fatores que influenciam o comportamento do comprador, como: modas, eventos específicos, influenciadores digitais, séries, etc. Para reconhecê-las, é necessário saber ler e interpretar o contexto.

Nos últimos anos, acontecimentos mundiais têm ganhado cada vez mais influência no e-commerce, fazendo que a Internet seja a principal protagonista na popularização de tendências. Estar atento e acompanhar debates nas redes sociais, portais de notícias e blogs tornou-se um exercício importante para quem vende online, já que essa prática nos permite compreender os interesses e necessidades que desafiam os consumidores.

Outro exercício importante para acompanhar de perto as tendências online é analisar os produtos mais vendidos de um mercado, nicho ou categoria e compará-los com as palavras-chave mais pesquisadas. Por meio dessas informações também é possível conhecer as características das decisões dos consumidores e quais detalhes eles escolhem em detrimento de outros ao confirmar a compra.

3 dicas para se alinhar aos interesses dos consumidores online

Uma vez que conhecemos as preferências dos consumidores online, é necessário usar essas informações para melhorar as estratégias de vendas e nos alinharmos o máximo possível aos seus desejos e necessidades.

1 - Inclua suas palavras-chave nos anúncios do seus produtos

Essa tarefa, que parece básica e só a nível operacional, mas na verdade é uma ação estratégica fundamental. Pois demandou uma análise, que ajuda a melhorar o posicionamento dos produtos na busca e consequentemente o usuário tem chance de encontrar mais fácil seu produto.

Por exemplo, se um vendedor de fones de ouvido do Mercado Livre sabe que a palavra-chave fones de ouvido sem fio é a mais procurada pelos usuários, a melhor estratégia seria incluí-la nos títulos de seus anúncios. 

2 - Encontrar demandas insatisfeitas e oportunidades

Em uma perspectiva mais estratégica e com uma análise mais profunda, recomendamos o cruzamento e análise dos dados dos produtos mais procurados e mais comprados no mercado onde vende.

Essas informações serão utilizadas para encontrar demandas insatisfeitas, ou seja, produtos que os usuários estão procurando e não encontram porque a oferta não existe ou porque é insuficiente. Da mesma forma, ajudará a detectar nichos ou categorias onde a demanda é alta, mas ainda há poucos vendedores, o que é uma oportunidade de rentabilidade. 

Trazendo, assim, a possibilidade para o  vendedor entrar em um mercado com demanda em crescimento e com baixa competitividade, onde poderá controlar melhor a oferta e se ter que explorar muito a competição por preço. 


3 - Analise a oferta da concorrência

Por último, mas não menos importante, sempre observe outros vendedores. Não adiantará de nada usar palavras-chave nos anúncios ou encontrar demandas insatisfeitas, se não forem criadas estratégias que superem as da concorrência.

Saber o que outros vendedores fazem, principalmente aqueles que concentram muitas vendas, nos ajudará a entender por que os consumidores escolhem seus produtos e como podemos melhorar a oferta para atender seus desejos e atraí-los para nosso negócio online.

Em resumo, tudo que compartilhamos aqui sempre leva à análise de dados, vendedores online possuem informação disponível de comportamento de consumo e performance, não utilizar isso ao seu favor é desperdiçar uma oportunidade de ter um negócio muito mais rentável, lembre-se: vender sem informação é um jogo de azar.


*Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, entrou no mundo digital logo no início da carreira, que tem mais de 17 anos. É especialista em reposicionamento de produtos, diagnóstico de operações de empresas e reestruturação completa (da linha de produtos, receitas, processos e estrutura) com foco em aumento de receita e eficiência.


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