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31/10/2022 às 12h57min - Atualizada em 03/11/2022 às 00h02min

Mulheres em startups: Insights valiosos para ser uma profissional completa da área!

Atuam como protagonistas no desenvolvimento e criação de produtos e na cultura da empresa

SALA DA NOTÍCIA Camilla Bordon Ramaciotti

Juliana Simões, Head of Customer Experience na Kamino

Um estudo lançado no primeiro semestre deste ano,  levantado pela Associação de Investimento em Capital Privado na América Latina (LAVCA) apontou que os investimentos em startups lideradas por mulheres na América Latina quase dobraram de 16% em 2019, para 31% em 2022. E no Brasil, esse número teve um aumento significativo, passando de 15% para 30% no mesmo período. Diante desses dados, o público feminino está conquistando cada vez mais espaço no mundo das startups e se destacar na carreira é o grande alicerce para se manter cada vez mais presentes nesse cenário. 

Já sabemos que não é nenhuma novidade que a diversidade amplia a capacidade de obter resultados mais satisfatórios e mulheres em cargos e posições de liderança conseguem encontrar e enxergar com mais sensibilidade outros tipos de problemas, diferentes oportunidades e um leque de soluções. As startups mais do que nunca  vivem em um ritmo frenético de transformações e crescimento e ter a visão feminina diante das grandes decisões faz toda a diferença. 

Pensando nisso, Juliana Simões, que é Head of Customer Experience na Kamino e tem toda a sua carreira consolidada e construída em startups, listou alguns insights para as mulheres se tornarem uma profissional completa nessa área.

Pedidos e demandas 
A partir do momento que você está crescendo profissionalmente e visando uma construção de carreira na startup, independente da sua área de atuação e do seu tempo de empresa,  um dos fatores mais importantes e que aponta um sinal de maturidade é a capacidade profissional de absorver e entender pedidos e demandas. Não importa de quem vem essa demanda e de qual cargo, podendo ser até ser uma demanda de mercado como produto ou sistema. 

A profissional pode ser considerada mais completa e que segue um bom caminho é aquela que logo de início da sua jornada tem a consciência  que precisa escutar e entender essas demandas para serem traduzidas em ações e assim ter a capacidade de avaliar essas ações se bem sucedidas ou não. 

Ideia e plano de ação
Quando olhamos o mercado de tecnologia e o que está sendo valorizado hoje como profissional, é o quanto a profissional consegue traduzir a demanda e transformar em ideia, consequentemente em ação que seja entregável, democratizado e capilarizado.

Para medir o sucesso esperado dessa inovação, você precisa antes ter mapeado o que você quer para obter o resultado esperado com a  solução desse plano de ação. Através disso, você vai concluir se faz sentido ou não. Se você não conseguir desenhar e estabelecer o que espera dessa sua ação diante da demanda, procure benchmarks de concorrentes e peça ajuda das pessoas de outros times, assim você conseguirá  captar dados suficientes para saber se o resultado será bem-sucedido ou não. 

Período de tempo e cultura
Uma vez encontrada a solução para a demanda, entre o fator tempo. A profissional que se diferencia é aquela que  entende o que precisa ser feito de uma ponta a outra e que percebe que precisa fazer isso em um período de tempo razoável.  Pode-se dizer uma mistura variável de tempo porque hoje em dia estamos em um mercado globalizado onde as informações estão democratizadas e isso faz com que mais pessoas tenham acesso a elas e consequentemente, outras profissionais podem estar criando o que você está criando e com isso você pode acabar perdendo o “timing”, ou seja, o momento certo de emplacar as coisas. 

Outra variável importante e que tem que estar no radar das mulheres dentro das startups, é a função do aspecto cultural, que é se o público está preparado para receber aquela inovação. Por isso, estar atento a essa demanda do início ao final e todas as suas nuances vão fazer a diferença no resultado final. Juliana, ainda passa algumas dicas para se preparar e se inserir no mundo das startups.

Dica 1: Seja uma pessoa interessante 
Procure experiências que sejam interessantes contar. Quando acumulamos cases, (feitos que nos orgulhamos de ter participado), mostra a sua capacidade de realizar mudanças positivas na prática. E essa característica é crucial estar em uma ou criar sua startup. 

Dica 2: Conheça o processo dos seus parceiros tanto quanto o seu
Como o tempo é uma variável importante no mundo das startups, é comum que as empresas usem produtos de outras empresas, conhecidos como white label, para entregar o mínimo viável de um produto ao mercado. Não conhecer o processo dos parceiros causará um impacto na experiência do seu cliente. Perder um cliente durante o período de crescimento acelerado de uma startup é crítico. Se prepare para antever os problemas que podem ocorrer e mapeie planos de ação para que os mesmos sejam solucionados com maior agilidade.


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