"O quanto vale uma vida?”. Esse foi o questionamento de Patrícia Hatae durante o início de sua participação na roda de conversas com gestores tech na área da saúde. Além de Patrícia, participaram cerca de 200 renomados especialistas do Brasil e do exterior, entre profissionais de saúde, gestores, executivos e acadêmicos e discutiram os mais variados aspectos da inovação, tecnologia, empreendedorismo, negócios e finanças aplicadas à saúde, durante a 8ª edição do HIS – Healthcare Innovation Show, no São Paulo Expo.
Em um debate sobre cibersegurança aplicada à saúde, profissionais que estão a frente do tema em grandes instituições do setor trouxeram insights e práticas para favorecer ambientes seguros, por meio da tecnologia. “A conscientização da segurança da informação dá entendimento às instituições do quão valiosos são os dados, trazendo luz sob a segurança da informação”, comenta Hatae. Há um risco que os dados podem trazer ao cidadão que vai além das vidas e é estratégia de negócio definir prioridades e identificar quais os ativos tecnológicos que, se comprometidos, podem comprometer a vida de uma pessoa.
“Dentro do São Cristóvão, temos uma equipe de monitoramento e vemos em tempo realoque está acontecendo. Partindo disso, comunicamos ao comitê onde se deve investir e esse processo tem funcionado, mas estamos sempre de olho em atualizações”, comentou Hatae.
Um dos desafios levantados pelos participantes na roda de conversa foi o número de ataques, que vêm exponencialmente aumentado em diversas instituições. Para os especialistas, é necessário observar e atuar na segurança e nas vulnerabilidades de cada instituição. "Tão importante quanto cuidar de nossos sistemas e colaboradores, é se aproximar e exigir de parceiros e fornecedores que também implementem boas práticas de segurança”, finaliza a diretora de tecnologia e inovação do São Cristóvão Saúde.
A curadoria completa do HIS pode ser acompanhada pelo link oficial do evento.
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 110 anos em dezembro de 2021. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico.
O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais.