A Black Friday é um marco para o início das compras de fim-de-ano, com promoções que podem chegar a até 90% de desconto. Devido ao seu grande sucesso, é esperado um aumento de 3,5% nas vendas, em relação ao ano anterior. Frente a grande movimentação que a data promove no mercado, a SULTS, maior empresa brasileira de tecnologia para gestão de redes de franquias e negócios, compartilha algumas dicas para as redes franqueadoras se prepararem para o período economicamente ativo.
Por meio do sistema de gerenciamento, é possível centralizar toda a operação da rede franqueadora, de modo a conectar e integrar os setores e departamentos em uma única plataforma. Dessa forma, os dados podem ser acessados simultaneamente por todos os usuários permitidos, otimizando e automatizando os processos da rotina empresarial. “A plataforma oferece tudo o que o empreendedor precisa na eficiência operacional de seu negócio. Assim, conseguimos contribuir com o crescimento exponencial das organizações”, afirma Rodrigo Caetano, CEO da SULTS.
Veja a seguir algumas das principais ferramentas para auxiliar na gestão e controle das franquias durante a Black Friday:
Nesse momento de grande movimentação nas vendas, é importante ter toda a comunicação do ponto de venda clara e objetiva. Com esse tipo de painel, é possível usufruir de um sistema que otimiza o atendimento online de chamados dentro da empresa. As funcionalidades integradas promovem um fluxo eficiente de informações assertivas.
Ter um programa como esse é fundamental durante todo o ano, mas em períodos de grandes campanhas é ainda mais necessário. Ele é responsável por facilitar o aprendizado e manter toda a equipe atualizada.
Em um cenário como esse, de ações específicas voltadas para um grande volume de venda, ou para promover alguma atividade que requeira treinamento prévio, a Universidade Corporativa é a solução.
Esta atividade pode ajudar as equipes a checar todas as propostas da campanha e conferir se estão de acordo para atingirem os melhores resultados, por meio de uma interface que possibilita planejar, acompanhar e executar o trabalho. Criar checklists, priorizar tarefas e criar planos de ação para resolver os problemas são essenciais.
A Black Friday é um período marcado por descontos, ofertas e promoções. Por isso, é fundamental que todos os itens sejam identificados de maneira clara e objetiva para que o comprador não tenha dúvidas. É importante contar com uma ferramenta preparada para alterações e adaptações das artes propostas pela marca, como por exemplo em panfletos, posts para redes sociais, folders, flyers e cartazes para divulgação da marca
Segundo a ABF, Associação Brasileira de Franchising, o mercado de franquias deve fechar 2022 com mais de R$201 bilhões de faturamento, mostrando aumento de 9% em relação ao ano anterior. Muito do crescimento do setor se deve ao cenário pós-pandêmico, em que as franquias se mostraram a melhor alternativa de investimento mais estável, em meio às incertezas do período. Um dos fatores importantes e que favorece o cenário atual das franquias, está justamente a tecnologia utilizada pelas grandes redes para fazer a gestão dos negócios. “Oferecer um sistema integrado e que proporcione uma solução completa, em que a franqueadora consiga gerenciar de forma centralizada a jornada do franqueado é fundamental.”, finaliza Rodrigo.