25/11/2022 às 16h11min - Atualizada em 26/11/2022 às 00h03min
Black Friday acelera crescimento de Know Your Customer e verificação de identidade
Pesquisa revela que setor avançará 15,34% ao ano e alcançará uma movimentação de US$ 26,34 bilhões em 2029
SALA DA NOTÍCIA Caíque Teixeira
Imagem de pch.vector no Freepik Reconhecido como uma ferramenta de compliance fundamental para organizar as políticas de verificação de identidade, background check, onboarding e aceitação dos clientes, o desenvolvimento de um processo estruturado de Know Your Customer (KYC) ganha a relevância de prioridade absoluta às vésperas da Black Friday quando os vendedores online recebem volumes de visitantes significativamente maiores do que nos períodos de normalidade. Esta movimentação, contribui para alavancar o crescimento dos negócios entre fornecedores de tecnologias e serviços associados ao assunto.
De acordo com o relatório "Mercado de Verificação de Identidade" publicado recentemente pela Data Bridge Market Research, o mercado global de verificação de identidade foi avaliado em US$ 8,41 bilhões em 2021 e deve atingir US$ 26,34 bilhões em 2029, registrando um crescimento médio anual de 15,34% nos próximos sete anos.
Os responsáveis pelo estudo afirmam esperar que a evolução da internet industrial das coisas (IIoT) e a crescente adoção de soluções de automação inteligentes impulsionem a taxa de crescimento do mercado.
O CEO da plataforma SaaS para compliance Kronoos, Alexandre Pegoraro, explica que usando as ferramentas tecnológicas corretas é possível fazer consultas de forma fácil, descomplicada e em tempo real. “Os principais fornecedores de tecnologia para este tipo de serviço permitem fazer confirmações de identidade e background check em poucos instantes, emitindo dossiês personalizados. É possível adaptar as pesquisas para diversos contextos, garantindo as fontes de pesquisa e informações que julgam importantes para seu negócio e para o perfil de transação”, diz.
Segundo ele, as empresas que adotam o Kronoos, por exemplo, para a gestão de compliance de clientes, não precisam se preocupar em buscar informações em diversas páginas, nem fazer o cruzamento manual dos dados. “O sistema faz tudo de forma automatizada, agregando os dados para facilitar a visualização. Com isso, a verificação de identidade e os processos de KYC acontecem em poucos minutos, sem prejuízo na agilidade que se espera das vendas online”, diz.
Em novembro, o Kronoos se consolidou como uma das principais fornecedoras de tecnologia para o segmento jurídico do Brasil ao conquistar duas premiações distintas. Uma delas foi a de melhor solução na categoria Legal segundo os jurados do Prêmio Inovativos, iniciativa criada pelo Grupo Innovation Xperience (iX), com o apoio do Movimento Inovação Digital (MID), da FercomercioSP, da Accenture e da Fundação Dom Cabral. O outro reconhecimento foi a classificação em primeiro lugar na categoria RegTechs do Ranking 100 Open Startups 2022.