A Vinci Partners, uma das maiores gestoras de recursos e referência em investimentos alternativos no Brasil, anuncia que um fundo gerido pela empresa assinou um acordo de investimento com a Arklok, uma das principais empresas no mercado de full outsourcing de infraestrutura de TI do Brasil.
Fundada em 2008 por Andrea Rivetti, a Arklok se consolidou como empresa especializada em hardware as a service, assinatura de equipamentos de TI com o propósito de aumento de produtividade e redução de custos. A companhia, que está presente em todo o território nacional, atua com entrega de equipamentos e prestação de serviços no segmento de TI, com milhares de itens alocados em todo território nacional.
Arklok cresceu a uma taxa média de 57% nos últimos cinco anos com base na sua proposta de valor para seus clientes que combina a alta disponibilidade dos mais variados tipos e marcas de equipamentos de TI através de uma solução completa de outsourcing, com alto nível de serviço e suporte especializado disponível 24/7.
“Estamos muito honrados com essa parceria com a Vinci, uma empresa brasileira, com referência mundial em investimentos e temos certeza que essa união só irá nos fortalecer. Nós somos referência em hardware como serviço de equipamentos de TI, oferecemos uma solução 360° que atende centenas de empresas, e com esse investimento, iremos ampliar ainda mais nosso leque de soluções. Nossa expectativa de crescimento é triplicar nos próximos anos”, explica Andrea Rivetti, CEO da Arklok.
"Estamos muito animados em poder apoiar a Arklok na aceleração do seu plano de crescimento. Iremos trabalhar em conjunto com a Andrea para que a Arklok se torne referência e empresa líder em outsourcing de TI no país", afirma Carlos Eduardo Martins, co-Head de Private Equity e Sócio da Vinci Partners. Ele ainda ressaltou que "a tendência de outsourcing em equipamentos de TI vai acelerar ainda mais nos próximos anos, a penetração no Brasil é ainda muito baixa quando comparado a outros países".
O investimento na Arklok é especial para a Vinci Partners por alguns motivos: com início em junho de 2022, ele foi o primeiro a ser realizado do seu novo fundo de Private Equity (Vinci Capital Partners IV). Além disso, é o primeiro investimento no segmento de TI, o qual a gestora vinha estudando há vários anos. Por fim, será a primeira empresa investida fundada e liderada por uma mulher. “Andrea é uma empreendedora nata, construiu Arklok do zero após sair da faculdade e hoje já conta com um time de 200 funcionários, conquistando o certificado de Great Place To Work em 2022. Queremos apoiá-la para que seja uma referência de empreendedorismo e liderança para várias outras mulheres”, disse Martins. "Há muitos anos promovemos uma pauta de diversidade nas nossas empresas investidas focando em aumentar a presença de mulheres nos conselhos e diretoria. Na Arklok esse trabalho já começou antes da entrada”, continuou.
A conclusão do investimento da Vinci na Arklok está sujeita a satisfação de algumas condições precedentes e, por isso sua conclusão deverá acontecer nos próximos meses.
SOBRE A ARKLOK
Fundada em 2009 pela CEO Andrea Rivetti, a Arklok é uma das principais empresas no mercado de full outsourcing de infraestrutura de TI do Brasil. Ou seja, faz locação de equipamentos de tecnologia, como notebooks, desktop, impressoras, smartphones, entre outros itens para empresas com o objetivo de reduzir custos da infraestrutura corporativa. Com mais de 200 mil itens alocados e 900 clientes em carteira, a Arklok está presente em mais de 600 cidades em todo o território nacional. www.arklok.com.br
SOBRE VINCI PARTNERS
A Vinci Partners é a plataforma referência em investimentos alternativos no Brasil, especializada em gestão de recursos, patrimônio e em assessoria financeira atuando sob formato de partnership e com ações listadas na Nasdaq. Foi fundada em outubro de 2009 por um grupo de gestores com ampla experiência no mercado financeiro, profundo conhecimento da economia brasileira e extensa rede de relacionamentos. Ao final do 3º trimestre de 2022 a Vinci administrava R$63 bilhões em fundos de private equity, real estate, infraestrutura, ações, special situations, hedge funds e soluções de investimentos.
Em Private Equity a Vinci já investiu em 25 companhias através de sua estratégia de crescimento e controle (buyout), o Vinci Capital Partners, por meio de 4 fundos levantados, investidos e geridos desde 2004. Se as empresas nas quais a Vinci detém participação acionária atualmente, através de seus fundos de private equity, representassem um único grupo empresarial, este responderia por uma receita bruta total de mais R$ 15 bilhões ao ano, gerando mais 40 mil empregos diretos.