MENU

01/12/2022 às 22h18min - Atualizada em 05/12/2022 às 00h01min

Iguá tem o maior percentual de clientes com medição remota no Brasil

Grupo comemora a marca de 10 mil hidrômetros inteligentes que garantem facilidade e conservação de recursos. Ilha do Mel será a primeira com 100% de medidores de água conectados

SALA DA NOTÍCIA Maria Fernanda Salla
lamcomunicacao.com



A Iguá Saneamento alcançou, no último mês, a marca de 10 mil hidrômetros com leitura remota conectados, acelerando a digitalização da água na empresa e transformando-a na companhia com maior percentual de clientes conectados no Brasil. A solução, que nasceu de um projeto de inovação interno, utiliza a tecnologia IoT (Internet das Coisas), para medir o consumo de água de seus clientes garantindo, além de agilidade e precisão, economia de custos de leitura presencial e redução de perdas, como vazamentos e fraudes que podem ser facilmente identificados por meio dos hidrômetros inteligentes.

“Essa marca é resultado dos investimentos em inovação que realizamos desde a criação da Iguá, há 5 anos. O uso dessa tecnologia trouxe eficiência para a empresa e transparência para o cliente que pode acompanhar da sua residência, por exemplo, seu consumo diário de água e até possíveis vazamentos”, conta o diretor de operações, Murillo Borges.

Além de identificar um padrão de consumo que pode servir para apontar anormalidades e eventuais necessidades, como uma troca de hidrômetro, a tecnologia aproveita ainda a rede de dados disponível ajudando as operações da Iguá a obter dados de pressão, vazão, status de bombas e consumo de energia.

Essas soluções inovadoras e tecnológicas implantadas pela Iguá também permitem um controle de consumo mais focado na sustentabilidade e na conservação de recursos. Com uma agenda ESG impulsionada nos últimos anos, a companhia agora trabalha para fazer da Ilha do Mel, a primeira “ilha inteligente” do Brasil. Nacionalmente conhecida por ser uma área de preservação natural com número de visitantes limitado, a ilha de 25 quilômetros, composta por praias e pequenas vilas no município de Paranaguá, no Paraná, deverá ter medidores 100% conectados na próxima temporada de verão, que começa neste mês.

“Nossos agentes de atendimento trabalharão juntos com líderes comunitários para zerar a emissão de fatura em papel e a redução dos deslocamentos contribuindo com a diminuição da emissão de carbono.  Vamos também aproveitar dessa rede de IoT pública, que agora está disponível para outros serviços, para coletar mais dados operacionais e garantir o suprimento de água adequado à ilha”, pontua Murillo.

Ainda neste ano, Cuiabá também será beneficiada com um projeto piloto chamado “DMC do Amanhã”: com um DMC (distrito de medição e controle) 100% conectado, será possível verificar as perdas on-line, encontrar vazamentos, fraudes e otimizar as operações. Por meio da concessionária Águas Cuiabá, a Iguá presta serviço de água e esgoto para mais de 600 mil pessoas na capital mato-grossense.

“A Iguá caminha com o olhar no futuro do saneamento buscando alternativas cada vez mais sustentáveis e inteligentes. Esse é nosso caminho para atendermos cada vez melhor nossos clientes e contribuirmos com o desenvolvimento do setor, finaliza o COO da Iguá, Péricles Weber.


Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br

Para mais informações sobre Iguá Saneamento:
LAM Comunicação | fernanda.salla@lamcomunicacao.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp