07/12/2022 às 16h28min - Atualizada em 08/12/2022 às 00h00min
Cine Fórum encerra agenda do ano e retorna em janeiro com o filme Blade Runner
SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O ano de 2022 trouxe uma programação fixa para os amantes do cinema em Ribeirão Preto. Em fevereiro, o Cine Fórum anunciou agenda de atividades, após oito anos de espera. Para essa retomada, o projeto teve um novo local: a sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América). O último filme exibido foi o longa “Certas Mulheres”, no último sábado (3/12).
Durante o ano, os participantes do Cine Fórum debateram sobre diversos estilos cinematográficos, como terror, comédia, ficção e drama. Entre eles, “A Procura do Mr. Goodbar”, “O Beco das Ilusões Perdidas”, “Eles Atiram em Cavalos, Não Atiram?”, “Terror em Amityville”, “Christine”, “O Fio da Navalha”, “Solaris”, “Um Dia de Cão” e “Certas Mulheres”. Mais de 170 pessoas participaram dos encontros. Ao todo foram assistidos nove filmes, seguidos por debates.
Na avaliação dos idealizadores do projeto, Marcos e André de Castro – os Gêmeos do Cinema – o Cine Fórum de 2022 teve um excelente resultado, com lotação do público em todas as sessões. “Os debates foram sempre bons, com um público aberto para novas conversas”, comenta Marcos de Castro, destacando a aceitação dos participantes com relação aos filmes exibidos.
Agenda do próximo ano
Para, 2023, os organizadores do Cine Fórum esperam realizar novos encontros durante todo o ano. “Estamos com a programação fechada até março, porém queremos trazer assuntos importantes e filmes que precisam ser vistos e que não são os mais famosos e mais encontrados por aí”, reforça Marcos. Até março, o Cine Fórum vai receber o tão aclamado “Blade Runner”; filmes do diretor italiano Bernardo Bertolucci e do francês François Truffaut.
Último encontro
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto recebeu o último encontro de 2022 no último sábado (3/12). A atividade debateu a obra “Certas Mulheres”, de 2016, que tem a direção da Kelly Reichardt e participação de atrizes premiadas, como Laura Dern (Laura Wells), Kristen Stewart (Beth Travis) e Michelle Williams (Gina Lewis).
Segundo Marcos de Castro, a escolha do filme para encerrar o ano não foi por acaso. O trabalho de Kelly Reichardt foi aclamado em três dos principais festivais de cinema: de San Andrés, Toronto e Nova Iorque. “Como a produção não faz parte de um grande estúdio, as pessoas não conseguem encontrá-la nos streamings. Por isso, o momento foi perfeito para exibir ‘Certas Mulheres’ e encerrar a programação de 2022 do Cine Fórum”, conclui Marcos.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro (FIL) da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, contando com 21 edições realizadas. Em 2020, tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. Em 2022, o objetivo dos organizadores foi oferecer uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades foram gratuitas e abertas à população: salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais. Nesta 21ª edição, o evento registrou um público de 193 mil pessoas - 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line, durante 10 dias de programação.