21/12/2022 às 18h38min - Atualizada em 22/12/2022 às 00h01min
Mais acesso a tecnologias emergentes promoverá a próxima era em criatividade, comunidade e privacidade de dados, prevê o relatório Accenture Life Trends 2023
O relatório anual identifica cinco macrotendências que deverão mudar a dinâmica do relacionamento entre pessoas e empresas no próximo ano
SALA DA NOTÍCIA Imprensa Accenture
Após anos seguidos de instabilidade global, as pessoas estão tendo mais acesso a tecnologias emergentes – como IA, web3 e tokenização – que promovem o avanço da próxima geração de criatividade, comunidade e privacidade de dados. Por sua vez, empresas e líderes precisam se preparar para as mudanças esperadas nos modelos de negócios em razão das alterações de comportamento dos clientes, à medida que encontram valor crescente em novas tecnologias emergentes. Esta é a previsão do relatório Accenture Life Trends 2023 da Accenture (NYSE: ACN).
Com base no legado de 15 anos da Fjord Trends, este relatório – agora intitulado Accenture Life Trends 2023 – identifica cinco macro movimentos globais em todo o comportamento humano que moldarão os negócios, a cultura e a sociedade no próximo ano. O cenário da vida cotidiana tem sido bastante alterado, desde aprender a viver em uma crise permanente até buscar cada vez mais o senso de pertencimento a comunidades online, além de perder os benefícios intangíveis do trabalho e usar tecnologias emergentes como a IA para acelerar a criatividade. O relatório também explica que essa mudança levará empresas e líderes a operar em cenários radicalmente novos. “Momentos disruptivos fazem as pessoas questionar o controle que elas têm sobre suas próprias vidas. Conforme elas inevitavelmente se adaptam e controlam as coisas, as decisões tomadas para exercer maior controle afetarão as marcas e organizações com as quais interagem”, disse Mark Curtis, líder global de thought leadership, metaverso e sustentabilidade da Accenture Song. “Essas novas dinâmicas de poder criarão oportunidades para as empresas desenvolverem maneiras novas e modernas de engajar e construir relacionamentos com os clientes”.
Com insights e inteligência da rede global de designers, criativos, tecnólogos, sociólogos e antropólogos da Accenture Song, a previsão anual de referência – que utilizou a IA para as imagens do relatório – apresenta as seguintes tendências e ações para as empresas seguirem em 2023: - Estamos em uma crise permanente, mas vamos nos adaptar – O mundo está passando de uma catástrofe global para outra. Mas, como a humanidade tem feito por milênios, as pessoas estão se adaptando à instabilidade alternando entre quatro respostas: lutar, fugir, focar e congelar, o que afetará o que compram e como veem as marcas e seus empregadores - e as empresas precisam estar prontas para isso.
- O que vem a seguir para a fidelidade – Em um mundo instável, as pessoas procuram lugares nos quais sintam pertencimento. Como resultado, as marcas modernas serão construídas primeiro como comunidades, remodelando a fidelidade e a participação da marca. Por exemplo, a maioria dos participantes do grupo focal de pesquisa da Accenture experimentou novos hobbies ou ingressou em novas comunidades nos últimos seis a nove meses. A tecnologia emergente está impulsionando amplamente os três segmentos para habilitar esse modelo.
- Comunidades de pertencimento: em plataformas como Reddit, Discord e Twitch.
- Token-gating: acesso exclusivo reservado para “somente detentores de token”.
- Colecionáveis: artes digitais, autógrafos, cartões colecionáveis e muito mais.
- A importância dos intangíveis do trabalho – Enquanto continua o debate em torno do retorno físico ao escritório, uma coisa é certa: isso ainda não é um sucesso entre muitas pessoas. Todos sentiram a perda dos benefícios intangíveis do escritório, como encontros casuais e a orientação de talentos juniores, mais consistente e próxima. Agora as consequências da perda estão se tornando claras. Sem o engajamento pessoal, as empresas podem perder orientação, inovação, cultura e inclusão. É hora de os líderes voltarem à prancheta para criarem um plano lógico e mutuamente benéfico.
- A IA está se tornando o copiloto da criatividade das pessoas – A Inteligência Artificial está agora nas mãos do usuário comum e é uma nova ferramenta para o processo criativo. De repente, as redes neurais tornaram-se amplamente disponíveis para criar linguagem, imagens e música com muito pouco esforço ou habilidade. As novidades dentro da IA também estão chegando ao mercado a uma velocidade surpreendente. Em escala, este é um avanço incrível para a criatividade. As empresas precisam considerar como se destacarão no mar de conteúdo gerado por IA e como a usarão para aumentar a velocidade e a originalidade da inovação.
- As carteiras digitais podem acabar com a crise da identidade digital – Há muito tempo, espera-se por uma transformação do entendimento do que é o uso correto e indevido de dados pessoais. A transparência e a confiança nas experiências de marca online estão diminuindo rapidamente. Mas o controle de seus dados poderá voltar para os usuários em breve. As carteiras digitais contendo tokens (representando métodos de pagamento, identidade, cartões de fidelidade e muito mais) permitirão que as pessoas decidam quantos dados compartilharão com organizações, ou até mesmo os venderão. Essa é uma ótima notícia para as marcas: os dados que as pessoas entregam serão ainda mais valiosos do que as informações de terceiros que não são mais coletadas em um mundo sem cookies.
“As mudanças no controle acabam levando a mudanças no poder, que – aparentemente pequenas, mas profundas no comportamento humano – vão alterar a dinâmica do poder entre pessoas e organizações”, disse David Droga, CEO e Creative Chairman da Accenture Song. “Nos papéis de líderes, trabalhadores, clientes, consumidores e criadores, as pessoas buscam maneiras de recuperar o controle. Os resultados serão diferentes daquilo que vimos antes, graças às mudanças de atitude e ao amadurecimento da tecnologia”. O relatório Accenture Life Trends 2023 também pode ser explorado no Accenture Foresight, o novo aplicativo de thought leadership da Accenture, que fornece um feed personalizado dos últimos relatórios, estudos de caso, blogs, gráficos de dados interativos, podcasts e muito mais. Visite o site.