Pioneira no desenvolvimento de produtos para a indústria 4.0 no segmento de soldagem, a Sumig – Soluções para Solda e Corte criou uma tecnologia que facilita a análise de informações de células robotizadas, favorecendo melhorias no processo. O ConectPRO proporciona inteligência para todos os modelos de células robotizadas da marca, possibilitando ao gestor acesso a dados essenciais sobre o processo de soldagem.
De acordo com Fabio Tiburi, diretor de operações da Sumig Robótica, a empresa é a única no Brasil e uma das poucas no mundo que dispõe desta ferramenta gratuitamente, disponibilizado nas máquinas e não somente como um recurso opcional. A grande vantagem de adquirir células equipadas com o ConectPRO é acompanhar uma evolução natural para a indústria 4.0, mesmo que atualmente não seja prioridade do cliente. “No momento que a empresa passar para esta nova era, a máquina dela vai estar preparada. Ou seja, mesmo daqui há cinco, 10 ou 15 anos, a máquina já vai estar com essa funcionalidade ativa”, aponta Tiburi.
Com o ConectPRO, é possível otimizar e colaborar com o trabalho do soldador, e assim, em conjunto com a máquina, ampliar os bons resultados de quem opta pelas células da Sumig. Sua função é enviar todas as informações da célula para o sistema de coleta de dados escolhido pelo cliente, realizando uma análise e utilizando isto para implementar melhorias no processo. O ConectPRO é indicado para todas as empresas que queiram controlar melhor ou verificar a eficiência ou informações de solda da sua célula robotizada, como quantas horas trabalhou por dia, quanto tempo ficou parada e quais horários de funcionamento, entre outros dados.
Por conta desta ferramenta, a Sumig foi homenageada na 28ª edição do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs). A tecnologia ConectPRO foi reconhecida, por meio do gerente de marketing, Diego Susin, com o prêmio Projeto Inovador, uma das categorias que tem como objetivo incentivar e valorizar jovens empresários e cases inovadores.
Susin e toda a equipe da Sumig, afirmaram estar orgulhosos por este mérito, principalmente pelo reconhecimento de inovação e tecnologia aplicados historicamente pela empresa. “A comissão julgadora, formada por Sebrae, SENAI, SESI, CENEX e Instituto Hélice, levou em consideração toda história da Sumig no desenvolvimento de produtos para Indústria 4.0”, afirma o gerente de marketing. A premiação foi entregue em novembro, durante cerimônia solene que também celebrou os 65 anos de atuação do Simecs.