São Paulo, dezembro de 2022 - Com a chegada de um novo ano, os debates sobre o futuro ganham força. Atentas ao cenário, lideranças da Datum TI, um dos principais players do mercado de TI do país, se reuniram e apontaram quais serão as tendências em tecnologia para 2023. Entre elas, estão o metaverso e os superapps.
“Estamos deixando o mundo de experiências físicas e digitais, para entrarmos em um mundo onde as experiências coexistem e a posse, ou o uso temporário de bens, faz sentido tanto na vida “real” quanto na digital. Porém, particularmente, acredito que nada substituirá o contato humano, vivemos e aprendemos isso nos últimos anos”, analisa Carine Bruxel, Chief Transformation Officer (CTO) de Datum TI.
Confira abaixo 5 tendências de tecnologia para 2023:
1- Metaverso
O Gartner, empresa de consultoria, prevê que, até 2027, mais de 40% das grandes organizações globais utilizarão uma combinação de Web3 - Nuvem, Realidade Aumentada e Digital Twin em projetos baseados em Metaverso, destinados a aumentar a receita.
O Metaverso é capaz de proporcionar experiências imersivas e aprimoradas. Portanto, o Gartner espera que um metaverso completo seja independente de dispositivo e sem pertencer a um único fornecedor. Ele também promete reduções nas emissões de carbono, podendo ser através da substituição de bens físicos e reuniões por digitais, com interações virtuais ou Digital Twin.
Até 2030, o metaverso deve movimentar cerca de US$13 trilhões, segundo relatório do banco Citi.
2- Superapps
Atualmente, existem aplicativos para suprir diferentes tipos de necessidades dos usuários. Os SuperApps, plataformas robustas que concentram uma série de ferramentas e serviços, têm, como principal diferencial, reunir essa experiência em um único lugar, conquistando diversos públicos pela conveniência, praticidade, simplicidade de uso e agilidade, ainda mais quando o quesito é encontrar soluções para necessidades sociais e comerciais.
3- Hiperpersonalização
Com o avanço da tecnologia, os usuários buscam conteúdos cada vez mais personalizados. A partir disso, a hiperpersonalização oferece uma experiência customizada da jornada de compra do consumidor em tempo real. Através de inteligência artificial, essa estratégia utiliza dados comportamentais e históricos retirados de diferentes canais de contato para construir experiências altamente personalizadas e alinhadas com as necessidades dos prospectss.
Esta tendência promete demandar mais organização dos processos das empresas, visto que irá construir jornadas fluidas, iniciando o atendimento no canal físico e migrando para o digital sem enfrentar dificuldades, com dados sincronizados.
4- Zero Trust em Escala
O modelo de segurança Zero Trust em Escala baseia-se em uma filosofia onde nenhum dispositivo dentro ou fora da rede de uma organização deve receber acesso para se conectar aos sistemas ou serviços de TI, até que seja autenticado. Tratado como um princípio básico da arquitetura, o modelo de segurança requer uma rigorosa verificação de identidade dos usuários e dispositivos que tentam acessar uma rede privada.
5- Anywhere Office
De acordo com pesquisa realizada pela startup Revelo, 79,1% dos profissionais de tecnologia consideram a mudança de emprego caso a empresa em que trabalham exija a volta do modelo presencial. Este dado indica o quanto as organizações devem estar preparadas para contratar pessoas que vivem em diferentes municípios, estados e regiões.
Sobre a Datum TI
Com cerca de 300 colaboradores, a Datum TI é um dos principais players do mercado de TI do país e está há 23 anos no mercado. Um dos seus objetivos é impactar o mercado global de TI com inovação, tecnologia e gestão de times ágeis. A empresa atua também no desenvolvimento de software, de plataformas e aplicativos mobile, outsourcing de profissionais altamente capacitados e consultoria em TI. Lidera mais de 80 projetos ativos por mês e possui mais de 40 clientes ativos. Entre os clientes, estão Arezzo, C&A, Lojas Marisa, Magalu, Banco Original, Santander, Vale, entre outros.