MENU

26/12/2022 às 13h49min - Atualizada em 27/12/2022 às 00h01min

Juntos Somos Mais conquista certificações ISO

A startup é pioneira no setor da construção civil a obter selos que visam segurança e privacidade, em conformidade com a LGPD

SALA DA NOTÍCIA Tayla Alves
Divulgação


Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) entrou em vigor em setembro de 2020, empresas precisaram adequar processos internos visando a proteção da privacidade dos brasileiros. Com a prática da LGPD como política diária, a Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos, criadora do maior ecossistema de construção civil do país, pensou em maneiras de validar todos estes processos internos, em conformidade com a legislação. Com isso, a startup acaba de conquistar duas certificações ISO que chancelam os procedimentos e políticas já colocados em prática.

A ISO 27001, é uma certificação em relação à Gestão e Segurança da Informação. Esta norma foi criada visando a implementação, operação, monitoramento, análise e melhoramento de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Já a ISO 27701, é voltada à Gestão e Privacidade da Informação com ênfase na proteção de dados do Sistema de Gestão de Segurança da Informação, visando atender regulamentações como a LGPD Brasileira e GDPR Europeia. 

Em 2021, o jurídico da Juntos Somos Mais avaliou maneiras de levar mais transparência aos colaboradores que trabalham na startup e também aos clientes e fornecedores da empresa em relação à privacidade e segurança de dados. “A nossa intenção era buscar alguma certificação sobre os temas de Segurança da Informação e Privacidade. Levantamos informações e encontramos essas duas ISO que puderam materializar nosso objetivo. Logo percebemos que não seria possível conduzir esse projeto somente com o time do jurídico, foi necessário o envolvimento de quase todas outras áreas da empresa, e em especial, o time de Segurança da Informação”, explica Catarina Cataldi, Analista Jurídico.

O projeto para a certificação ISO começou em setembro de 2021 com a contratação de uma consultoria especializada no assunto. “Esta consultoria foi essencial para entendermos melhor o que já fazíamos na empresa e o que poderia ser ajustado. Foi um processo difícil e longo, porque foi necessário ter uma visão micro dos procedimentos aplicados nas áreas da empresa. A maior parte dos processos que já estavam em vigor na Juntos Somos Mais foram aproveitados e melhorados e apenas foram documentados para se adequar à norma”, afirma Julio Silva, Coordenador de TI e Segurança. 

A partir de fevereiro de 2022 começaram os preparativos das políticas e procedimentos necessários. A empresa implementou um Sistema de Gestão de Segurança da Informação com a contratação de profissionais específicos da área para garantir a execução das normas. A Juntos Somos Mais realizou simulações de auditorias internas e, a partir de setembro, foi realizada a auditoria externa em duas etapas: a primeira fase de análise documental e a segunda fase expositiva, em que as áreas da empresa precisaram mostrar os processos das políticas em cumprimento às ISO. Após o resultado positivo nas duas etapas, o Programa de Fidelização e a Loja Virtual da Juntos Somos Mais receberam o selo e as certificações.

Poucas empresas no país possuem essas certificações e, no setor de materiais de construção, a Juntos Somos Mais é pioneira. “Em relação à 27701, a Juntos Somos Mais é a primeira empresa no segmento da construção civil a conquistar a certificação. É um diferencial grande para a empresa, porque demonstra a preocupação que temos com a segurança dos funcionários e clientes, além de gerar mais credibilidade reputacional”, aponta Catarina.

Pensando em dar continuidade ao projeto e traçar novos rumos para a segurança, a Juntos Somos Mais já tem um planejamento de sustentação e acompanhamento da consultoria para 2023 e 2024. “Como a maior parte dos processos internos já estavam em vigor, a manutenção no dia a dia é mais fácil. Porém precisamos manter o foco na documentação e na melhoria contínua dos processos”, finaliza Julio. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://gazetacentrooeste.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp