À medida que avançamos na nova economia digital, mais imperativo tem se tornado colocar os consumidores no centro dos negócios. No caso da indústria de produtos de Home & Lifestyle, isso significa criar produtos cada vez mais personalizados e pensados para responder às necessidades, desejos e valores dos clientes. Essa é uma perspectiva que representa infinitas novas oportunidades para as empresas, mas também gera responsabilidades importantes em termos de agilidade, eficiência, assertividade e sustentabilidade. Para atender a esse desejo crescente de personalização, levando em consideração as preocupações com o meio ambiente e finanças, as companhias devem repensar como usam os dados para projetar, produzir e entregar experiências e itens personalizados aos clientes.
Diante deste cenário, a plataforma 3DEXPERIENCE, da Dassault Systèmes, oferece uma ampla gama de recursos para integrar todos os dados do processo de desenvolvimento de produtos, desde a ideação até a fabricação e a logística relacionada entrega de cada item.
Por meio de recursos como a simulação 3D e a criação de Gêmeos Virtuais, com réplicas virtuais completas de produtos, plantas de fabricação e linhas de operação logísticas, a plataforma 3DEXPERIENCE permite que designers, líderes e analistas possam avaliar colaborativamente questões relativas à construção, performance, durabilidade, ergonomia, resistência e até mesmo desafios relacionados à cadeia de suprimentos, antes mesmo que os produtos cheguem ao mundo real.
É dessa forma, por exemplo, que a KINDOF, uma startup italiana especializada em design e fabricação de móveis sustentáveis feitos a partir de hastes de aço recicladas, tem sido capaz de desenvolver modelos customizados de seus produtos para seus clientes. A partir de renderizações hiper-realistas em 3D, a companhia traz novos parâmetros de experiência aos consumidores, antes mesmo que as peças sejam construídas no mundo real.
Além disso, a plataforma 3DEXPERIENCE também ajuda as companhias a pensarem em designs mais eficientes e preparados para os clientes da atualidade. Esse é o caso da Cero Design, empresa especializada na construção de bicicletas sob medida, que utiliza as soluções da Dassault Systèmes para o desenvolvimento de projetos de estruturas com diferentes materiais e compostos metálicos, abrangendo a definição completa do conceito do item à engenharia, em bibliotecas de pesquisa centralizados na Nuvem – e acessíveis para diferentes áreas da companhia de maneira simultânea.
Ao consolidar uma fonte confiável e única das informações, as empresas ganham a possibilidade de assegurar que todos os departamentos tenham acesso ao mesmo conjunto de conhecimento usando um modelo de dados comum. Em tempos de trabalho híbrido, com equipes espalhadas por diferentes pontos do planeta, o acesso remoto, via Nuvem, representa uma chance de otimizar a comunicação e acelerar análises entre diferentes equipes e áreas.
Por meio de ferramentas de análise, comparação e inteligência de dados, a solução tem ajudado empresas de diferentes países e mercados a acelerarem os processos de desenvolvimento de projetos e a reduzir em até 40% o tempo de lançamento de ofertas no mercado, tornando as operações mais rápidas e alinhadas com as demandas dos consumidores.
Outros ganhos importantes gerados com a adoção de soluções inteligentes de gestão de dados é a redução de custos associados a utilização de matérias-primas, maximização do uso de energia e consumo de água nas linhas de produção e a diminuição de desperdício nas etapas de teste e operação.
Ao permitir a integração de processos inovadores, como simulação e manufatura aditiva, a plataforma amplia a liberdade das equipes de iterar protótipos mais rapidamente e sem incorrer em tempo e custos adicionais de desenvolvimento, mantendo altos padrões de funcionalidade e qualidade.
Para mais informações, acesse: https://www.3ds.com/industries/home-lifestyle